4a24db5f-7cb6-4e14-bf4e-6b706132fffe Manual do Frugal. Seja frugal, viva de forma sustentável, economize dinheiro de forma consciente, fique milionário e encontre a sonhada independência financeira. Seja feliz.

A estratégia, o início

Este blog é sobre frugalidade, não exatamente sobre investimento, me refiro a parte técnica de investimentos, porém eu já descrevi meu objetivo de independência financeira, e acho relevante citar mesmo que por cima um pouco da minha estratégia na busca desta meta.
É importante dizer que não tenho hoje o dinheiro alocado da forma que vou descrever, é a minha estratégia para o futuro e com paciência e frugalidade chegarei a esta alocação que na minha cabeça me proporcionará segurança e rentabilidade mensal/anual através fundos imobiliários e dividendos.
Minha estratégia é proteger parte do meu dinheiro em renda fixa. Compro títulos do Tesouro Direto e os seguro até o vencimento. Recebo alguns cupons de alguns títulos do tesouro e os reinvisto no próprio tesouro.
Ao atingir a alocação desejada no Tesouro Direto, não comprarei mais títulos com dinheiro aportado, no máximo com o reinvestimento dos cupons pagos semestralmente e só.
Não vendo títulos, no meu caso, o Tesouro Direto é mesmo renda fixa. Fazer trade com Tesouro é MUITA vontade de fazer trade e fogo.
Compro fundos imobiliários. Procuro os fundos com mais diversificação possível nos seus papéis. Rendem menos, mas sofrem menos também caso algum inquilino dê o calote. Na minha cabeça este dinheiro seria o meu “salário”, seria meu porto seguro, isto é, o dinheiro que eu contaria todo o mês para sobreviver.
Eu seria como aqueles tiozinhos que vivem de aluguel :) .
Compro também empresas boas e focadas em dividendos. Somente empresas seguras, com bons históricos de lucros e dividendos. Nada de loucuras. Este dinheiro seria um extra, seria o meu décimo terceiro ou algo assim. Seria aquele dinheirinho que não contamos e é ótimo receber.
Quase como achar nota de cinquenta no bolso da calça jeans.
Por fim estudo também algumas small caps de boa qualidade para crescimento e ganho de valor.

Hoje esta é a minha estratégia e acredito que seja uma boa estratégia rumo a independência financeira. Somada a frugalidade, extrema ou não, tem tudo para dar certo.

10 comentários:

  1. Prezado blogueiro, não encontrei seu nome, então me refiro desta maneira. Comecei a ler seus posts, por que sou adepto deste estilo de vida frugal. Aliás, meio que já prego a frugalidade para os amigos, mas alguns teimam em me chamar de pão-duro, rs, nem ligo mais.

    Mostro na prática que com esse estilo, mantenho uma qualidade de vida sustentável e bastante sadia. Mostro também que por adotar a frugalidade, pude me dar o direito de trocar de carro (á vista), comprar apartamento em bairro nobre, trocar de tablet, smartphone, tudo de última geração, não por uma questão de consumismo, e sim, pq houve todo um planejamento para isso, além de fazer uso diariamente de boa parte de seus recursos, ou seja, me faz necessário tê-los.

    Procuro economizar em tudo que posso, mas nem por isso, deixo de viver, pelo contrário, priorizo muito meu tempo com os amigos, em bons restaurantes, mas não necessariamente caros, cinemas, praias, parques e principalmente viagens. Tudo, claro, passando por planejamento de gastos.

    Assim como vc, venho me preocupando com o objetivo principal da frugalidade, a Independência Financeira e com isso, fui atrás de conhecimento sobre investimentos, finanças pessoais, imóveis, previdência, etc, etc.

    Graças a Deus, obtive esse conhecimento no momento certo, ou seja, assim que comecei a fazer algum dinheiro.

    Sou funcionário público, economizo de 40% do que recebo, invisto e já investi em renda fixa (DI, CDB, Tesouro Direto, Poupança) e variável (fundo de ações) e sempre acompanho as tendências mercadológicas e blogs de finanças pessoais.

    Apenas para NÃO servir de exemplo, segue abaixo uma matéria que saiu na InfoMoney essa semana sobre a vida de uma pessoa que tinha tudo pra ter um futuro tranquilo, mas que não se preocupou com a sua Independência Financeira, tampouco, foi frugal.

    http://br.financas.yahoo.com/noticias/falta-planejamento-aposentadoria-faz-executivo-124700361.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiz. Começo agradecendo suas palavras e elogios. Por aqui costumo me chamar de Sr. Frugal.

      Você com quarenta % do salário chega a um nível que fantástico de disciplina e com certeza chegará a IF. Não ter dívidas é estar MUITO acima da média dos brasileiros, agora poupar 40% do salário é um ponto extremamente fora da curva.

      Está de parabéns.

      E está de parabéns também por conseguir diferenciar que frugalidade não é deixar de viver o presente é apenas se planejar e entender as suas finanças.
      A maioria parece que quando fala de finanças está lendo em Chines. Não entende nem o básico de empréstimos e cheque especial... eu acho um absurdo isso.

      Sobre o link que você enviou. Imagina a nossa realidade mais para frente quando o INSS ruir ninguém conseguir se aposentar com um quinto do estilo de vida que possuía.

      Vai ser um caos, principalmente na nossa economia voltada ao consumo.
      A educação financeira e frugalidade vão ser obrigatórios e não opções.

      Parabéns. Seu relato é um exemplo.

      Excluir
    2. Olá Senhor Frugal (agora sei como chamá-lo, rs), agradeço a resposta e as considerações feitas. Realmente, existe uma necessidade real da população brasileira se alertar sobre essas questões de finanças e estilo de vida, pois num futuro não muito distante, as coisas podem ruir e se instalar o caos

      Também aproveito para parabenizá-lo, pois não o fiz no último post, rs, pelo excelente blog com dicas, conselhos, mas principalmente por difundir esse estilo de vida que vem sendo, ainda timidamente, conhecido e ganhando força.

      Apenas como mais um alerta, muitos que estavam seguindo a tendência do boom imobiliário, adquirindo imóveis irresponsavelmente com a promessa do mercado e de "especialistas" de que seria uma excelente "oportunidade de investimento", começam a se deparar com encalhamento dos mesmos e com uma possível queda, ou como gostam de chamar, descontos no preço dos imóveis. Poucos se atentam também para o fato de outros custos envolvidos, como correção do saldo devedor pelo INCC durante a obra, ou IGPM pós-obra, no caso de imóveis na planta; ITBI; escritura, taxa de interveniência, caso repasse o imóvel ainda em construção; taxas de corretagem; ligações definitivas em alguns casos, etc...

      Não entendo como determinadas famílias caem nesse conto do vigário, acreditando que poderão arcar com um imóvel com valor acima de 300 k, sem ter uma renda compatível. Segundo pesquisas realizadas, apenas 10% da população mais rica do Brasil, ou seja, aqueles com renda acima de R$ 6500,00, teriam supostamente, condições de comprar imóveis nessa faixa de valor; e o que vemos, pelo menos no RJ, é que esse valor não compra quase nada.

      Fonte: Economia & Negócios - Estado de São Paulo (Fev, 2012)
      http://economia.estadao.com.br/especiais/voce-pode-ser-mais-rico-do-que-imaginava,161035.htm

      Forte abraço Sr. Frugal e continue nos enriquecendo com esse belíssimo trabalho.

      Excluir
    3. Mais uma vez agradeço amigo. É engraçado você tocar neste assunto do mercado imobiliário, pois foi nestes dias mesmo que eu estava conversando com um amigo meu e ele disse que tinha dez mil reais parados e não sabia o que fazer com eles e resolveu "investir" depois que caiu na lábia destes vendedores de imoveis na planta.
      O vendedor falou que ele pagava duzentos mil, mas em sete meses o apartamento já estaria valendo trezentos e em sete meses praticamente os dez mil virariam setenta ou oitenta quando ele vendesse o apartamento e mais um monte de outras suposições.

      Na pratica. Ele não tem nada, a não ser um boletão de um apartamento na planta chegando todo mês fora aquelas prestações mais caras.

      Fico pensando com que propriedade o vendedor afirma que sem fazer nada os dez mil dele vao virar setenta, oitenta. Provavelmente este vendedor não sabe nada de dinheiro, investimentos e se bobear nem de imóvel.

      Outra coisa que fico pasmo é o meu amigo realmente achar que tinha feito algo extremamente grande ao juntar dez mil reais a ponto de começar a pensar em investimento e em comprar um imóvel.

      Dez mil reais não é nem um colchão de segurança respeitável.

      Minha mãe por muitas vezes diz que imóvel é melhor também. Parece que eles precisam tocar no investimento. Ver o concreto lá. Parece que ter um papel da CLBC dizendo que você tem mil BBAS3 não representa nada.

      Enfim. Agradeço e me termino por aqui.

      Abraço


      Excluir
    4. Olá Luiz,
      vi seus comentários e reparei seu interesse evidentemente por aplicações financeiras e informação de qualidade nessa área.

      Tenho um blog sobre o assunto e te convido a dar uma lida no artigo que escrevi sobre Bolha Imobiliária, mostrando as causas que vão levar o mercado de imóveis a sofrer uma queda de preços significativa.

      Link de acesso: http://vocemaisrico.com/2013/11/28/bolha-imobiliaria-brasileira-o-guia-definitivo/

      Abraço.

      Excluir
    5. Textão Bruno.

      Parabéns. A bolha existe, não acho que estourará, apenas murchará, mas todos já estamos sentindo o peso.

      Minha carteira de FIIs já sentiu. Eu apenas aproveito algumas oportunidades.

      Excluir
  2. Senhor Frugal,

    Gostaria primeiro de lhe cumprimentar pela qualidade dos seus posts (me segurou por 2 horas no blog!). Parabéns pelo excelente trabalho.

    Sua estratégia para alcançar a independência financeira é muito boa, mas notei que você não citou uma modalidade de investimento que na minha opinião está entre as melhores, por aliar segurança, rentabilidade e isenção de imposto de renda para pessoas físicas.
    Falo das letras de créditos - LCI e LCA.

    Caso tenha interesse em saber mais, vou postar o link para um artigo que escrevi sobre o assunto.

    http://vocemaisrico.com/2013/11/04/investindo-em-lci-e-lca/

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Bruno.

      Eu realmente não conhecia LCI e LCA, li no seu artigo e achei interessante, mas olhando creio que cem porcento do CDI seja uma exceção certo?

      Quando se trata de renda fixa eu realmente não vejo necessidade de se aventurar fora do tesouro direto. Ele por sí só, seja por burrice do governo ou por oportunidade é fantastico.

      Juros aumentando, inflação aumentando... o tesouro da retornos espetaculares para renda fixa.

      Estou pensando certo?

      Excluir
    2. Senhor Frugal,

      LCI e LCA rendendo 100% da Selic não chegam a ser exceção, basta procurar para achar valores próximos disso em vários bancos. Atualmente estou investindo em uma LCI que rende 104% do CDI.

      A regra geral é que quanto mais alta a quantia e menor o banco maior o rendimento conseguido. Aconselho que fuja dos grandes bancos na hora de aplicar seu dinheiro e procure uma corretora (gosto muito da Rico e da XP), oferecem melhores investimentos e cobram menos taxas.

      O tesouro direito é muito bom, sem dúvida. Dentro do universo da renda fixa é uma excelente aplicação. No entanto, ainda temos a incidência de imposto de renda sobre os rendimentos, ficando na casa de no mínimo 15% (quando o dinheiro fica aplicado por mais de 720 dias).
      Comparando o tesouro direito e uma LCI ou LCA, todos apresentando o mesmo rendimento "bruto", temos um ganho a favor das LCs que varia de 22,5% até 15% (dependendo do prazo).
      Isso ocorre devido a isenção de imposto de renda para pessoas físicas nas letras de crédito. Ganhar 15% a mais na sua aplicação financeira sem ter de expor a riscos grandes... considero um excelente negócio!

      Espero ter ajudado!
      Grande abraço.

      Excluir
  3. Agora sim você me convenceu. Esta isenção de imposto de renda é muito importante.

    Vou ver com a minha corretora, sou cliente da TOV e da XP, então tá fácil. Vou diversificar a renda fixa também.

    Valeu mesmo. Abraços

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...