4a24db5f-7cb6-4e14-bf4e-6b706132fffe Manual do Frugal. Seja frugal, viva de forma sustentável, economize dinheiro de forma consciente, fique milionário e encontre a sonhada independência financeira. Seja feliz.

O conceito, o início

Nada melhor para abrir um blog chamado Manual do Frugal do que explicar o que é frugalidade, qual o conceito de frugalidade, qual o significado da palavra frugalidade e depois eu falo um pouco de mim.
Já vou começar passando um pouco o carro na frente dos bois e dizendo o que frugalidade não é:
  • Frugalidade NÃO é sovinagem.
  • Frugalidade NÃO é mesquinharia.
  • Frugalidade NÃO é ser pão duro.
Frugalidade é de certa forma liberdade e independência, tanto financeira quanto de vida. Vou tentar desenvolver melhor a ideia…
O conceito de frugalidade é possuir exatamente aquilo que você precisa para viver bem, feliz e com qualidade de vida. É adotar um modo de vida sustentável e saudável para o corpo e o bolso. Veja que esta é uma questão que parece simples, porém é extremamente delicada, pois se interpretada de forma errada pode levar até ao consumismo que é exatamente o oposto da frugalidade.
A primeira coisa é uma mudança na forma de pensar.
Sabe, você NÃO precisa de uma Ferrari para ser feliz e ter qualidade de vida. Consumo não representa bem estar. Esta é só uma ideia que o mundo, o marketing e o sistema colocaram na sua cabeça. As vezes a Ferrari é completamente desnecessária, você precisa só de um carro que ande. Talvez um Uno 1995 resolva seus problemas de locomoção, talvez uma bicicleta já resolva estes mesmos problemas e lhe trará saúde, bem estar, sustentabilidade e de quebra lhe economizará um dinheiro.
A mudança de pensamento aqui é desvincular completamente felicidade de consumo. Ambos andam em direções opostas e foram colocados lado a lado para que você continue comprando o que não precisa.
É preciso repensar os hábitos de consumo e de vida para que as coisas que você possui não terminem possuindo você. Você tem um carro de cento de cinquenta mil reais, porém se mata fazendo horas extras todos os dias para conseguir pagar IPVA e seguro. Você tem uma televisão com duzentos canais, mas continua assistindo Big Brother e a Fazenda ao chegar em casa. Nos fins de semana não tem vontade de fazer nada e praticamente morre no sofá ao som do Faustão perdendo o mundo que acontece do lado de fora.
Escrevendo desta forma posso parecer pedante, mais um pseudo-intelectual idiota de teclado, porém, a minha ideia neste blog é dar dicas práticas de frugalidade, pesquiso muito na internet algo parecido e não encontro. Minha ideia é mostrar como a frugalidade pode melhorar a sua saúde pessoal, financeira, social e o seu futuro. É você recuperar o controle dos seus gastos, do seu cartão de crédito, da sua saúde e da sua vida.
Tentarei ser muito prático e objetivo. Este primeiro post que é mais conceitual pode parecer um pouco denso, mas eu garanto a todos que a leitura vale a pena.
Uma forma bem prática de separar frugalidade de sovinagem é pensar que frugalidade é tentar eliminar ao máximo os custos fixos da sua vida, e até ganhar em qualidade de vida neste processo. Veja um exemplo:
Frugalidade é você tentar almoçar todos os dias na sua casa para diminuir os seus custos com comida durante o mês, se alimentar melhor, de forma mais saudável e calma, e comer uma comida mais saborosa. Sovinagem, ou mesquinharia é você recusar um convite de amigos para jantar fora, ou ir em um bar porque você não quer gastar dinheiro mesmo o tendo na carteira.
O bar é apenas um custo variável, um evento especial que você vai dar risada, se socializar. Não pode ser deixado de lado por pura mesquinharia. Claro, não me refiro aqueles que vão todas as quintas, sextas e sábados aos bares com os amigos pois esta repetição já caracteriza um custo fixo.
Outro conceito muito legal do Manual do Frugal é você retirar o máximo da capacidade dos seus bens e cuidar deles muito bem. As vezes um produto legal, que você encontra depois de muita pesquisa, calma e planejamento substitui outros cinco itens da sua vida. Quer alguns exemplos práticos? A forma com que nossos celulares substituíram despertadores, agendas e até videogames e tudo com qualidade. Um computador hoje pode ser facilmente feito como televisão, rádio, enfim, a criatividade é o limite.
É tentar retirar o máximo dos bens mantendo a qualidade e o prazer de usufruir cada item. Se você não é um game-maníaco e apenas gosta de passar o tempo com um joguinho o celular substituirá com qualidade um videogame, uma agenda, um despertador, um rádio e um aparelho de som, tudo sem gambiarras, com extrema qualidade em cada momento.
Veja, estou tentando mostrar que frugalidade antes de mais nada não e privação. Não adota-se “prejuízos” ao escolher a frugalidade e por isto é algo muito pessoal, este blog inteiro será baseado nas minhas experiências, opiniões e na troca de informações, mas cada um absorve cada ponto que lhe importa mais.
As vezes o que o game-maniaco que eu descrevi precisa, não é de um videogame novo com jogos custando duzentos reais cada. As vezes o que ele precisa é sair pra andar de bike de graça, praticar uma arte marcial pagando cinquenta reais ao mês, fazer academia pagando cem reais ao mês, porém a grande diferença destas experiências para a primeira é que estas experiências lhe trarão saúde, socialização, conhecimento e qualidade de vida. Mesmo gastando mais, imaginando que ele escolha a academia de cem reais mensais, a experiência vale a pena, a saúde vale a pena e a troca que você recebe também vale a pena.
Basta ter a mente aberta para novas experiências.
As pessoas se assustam quando olham o meu quarto, tem uma cama um guarda-roupas bem pequeno e um notebook. Perguntam como eu consigo, e eu simplesmente digo que é o que eu preciso. Pessoalmente eu gosto muito de pensar que se eu quisesse desaparecer do mundo hoje eu conseguiria levar todas as minhas coisas dentro de uma mochila (e pequena) :)
Eu vejo isto como liberdade. Talvez você sinta liberdade em saber que não deve dinheiro para ninguém no fim do mês e o futuro financeiro e de seus filhos está pra lá de garantido por mais que suas condições no início da corrida não tenham sido tão boas.
Sei lá, cada um se sente bem de alguma forma o principal é que antes de qualquer coisa frugalidade é uma mudança de cultura, e pede que você abra sua cabeça, mude velhos hábitos e evolua. Se não gostar de alguns novos hábitos volte com parte dos antigos.
Abraços.

12 comentários:

  1. Penso muito parecido com vc!

    Irei acompanhar seus posts!

    abs!

    Investidor Defensivo

    ResponderExcluir
  2. Cara,sensacional o blog..vim pelo site do pobreta..continue com seus textos e tenho certeza que terá sucesso!acompanhando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que gostou. Continue seguindo e veja os textos anteriores, tem muita dica boa lá.

      Abraços

      Excluir
  3. Daniel Almeida05/12/2013, 02:40

    Kra, você entrou na minha cabeça e digitou tudo isso?

    Show de bola, vim pelo site do quero ficar rico.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh ainda não sou rico também...

      Excluir
    2. Há, bom saber que tem gente que pensa igual. É bem dificil escolher a frugalidade na sociedade consumista de hoje.

      Sofro pressao até da família.

      Excluir
  4. Bem interessante seu post!

    Penso da mesma maneira que você, e a pressão social para pensar de forma diferente é enome! As palavras que mais repito para minha noiva são "mochila leve".

    Infelizmente vivemos em uma era onde as pessoas gastam o dinheiro que não têm, para comprar coisas que não precisam, com a finalidade de impressionar pessoas que não conhecem, tentando parecer alguém que na realidade não são

    Não sei se você já ouviu falar de Epicuro. Ele era um filósofo grego que defendia que o homem só precisa de 3 coisas para ser plenamente feliz: Liberdade, amizade e tempo para meditar. Essa é minha filosofia! Caso escreva um post sobre isso me avise.

    Esse é o link do meu blog para um artigo que fala sobre a chave da riqueza, consonante com o que você escreveu neste post.

    http://vocemaisrico.com/2013/11/04/4-focos-para-a-riqueza/

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Bruno, tudo legal.

      Primeiramente gostaria de parabenizar você pelo seu blog. É excelente. Eu realmente não sei como nunca havia visto.

      Tem muita coisa boa e interessante.

      Você está de parabéns e eu vou adicionar agora ele na minha lista de blogs preferidos.

      A cultura do credito e consumismo está alastrada. Com certeza lerei mais um pouco sobre Epicuro, ele vai completamente com o que acredito.

      Excluir
    2. Obrigado, Senhor Frugal.
      Fico feliz que tenha gostado do meu blog!

      Gostaria de agradecer por ter me inserido na lista sua lista de blogs. Me coloco a disposição para ajudá-lo no que for preciso. Gostei muito do seu conteúdo, você escreve bem, é objetivo e tem informações relevantes para passar.
      Caso tenha interesse em publicar um artigo no meu site (abordando sua ideia de frugalidade aliada a algum assunto financeiro) saiba que as portas estão abertas, com certeza seus posts fariam sucesso junto a minha audiência.

      Abraço e parabéns pelo excelente trabalho!

      Excluir
  5. Fala Bruno

    Com certeza podemos fazer uma parceria sim. Pegar o texto deste post mesmo de conceito, por exemplo, melhora-lo e creio que seria ótimo difundir esta ideia.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo Blog. Estou conhecendo hoje, por dica de um amigo, concordo com sua forma de pensar. Pena que parou com os posts.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...