Neste último post da série conversaremos sobre as melhores práticas na condução do seu veículo que no final do mês lhe renderão uns bons trocados, e já vou adiantando, o próximo post será um bônus track para o frugalzão que ajudará em diversos fatores do seu dia a dia :).
Bom, vamos ao trabalho.
Primeiramente para as motos, como no primeiro post:
- Começo com uma dica básica e engraçada. Quanto mais peso sua moto carregar mais torque ela precisa e combustível ela consome, portanto, atenção ao bagageiro, carona e a você. Retire as tranqueiras excedentes e aproveita e perca um peso gordão. :)
- Um dos pontos mais importantes para a economia de combustíveis é manter os pneus sempre calibrados.
- Manter o filtro de ar limpo faz parte da manutenção da sua moto e ajudará no controle de combustíveis.
- Outro item que é importante na manutenção da sua moto é trocar o óleo regularmente conforme instruções no manual. Claro, coloque o óleo também do manual.
- Não faça esticadas, escute e sinta a tua moto, assim mudará a marcha no tempo certo e economizará uma grana.
- Aprenda a fazer apenas as trocas de marchas necessárias. Raciocine um pouco, tente pensar mais a frente, se daqui a 300 metros você sabe que o transito vai diminuir, não tem porque passar para a quarta marcha para chegar mais rápido no congestionamento. Se mantenha na terceira e fique paciente.
- Na mesma pegada da dica anterior tente manter uma velocidade constante e ir aumentando aos poucos, ir de zero a oitenta muito rápido vai destruir seu gaz.
- O mesmo vale para as frenagens. Frear bruscamente sua moto vai consumir seu freio e gasolina.
- Deixar a moto esquentando no frio está fora de cogitação. Se você seguiu o guia aqui do manual do frugal provavelmente tem uma moto semi-nova com injeção eletrônica, portanto, ligue a moto e vá embora.
- Eu nem devia comentar isto aqui, porém acho que não faz mal falar, não fique acelerando a moto parada nos semáforos, estourando a moto parecendo aqueles bandidos do gueto e fazendo aquelas esticadas retardadas. Fazer este tipo de coisa é para babaca, come combustível e destrói sua moto, portanto NÃO!!!!!
- Outra coisa que eu nem devia mencionar é manter o escapamento original, não é molgolzão, nada de ficar fazendo furo no escapamento também para fazer mais barulho. Gasta gasolina e ninguém gosta.
- O ponto morto também consome combustível e mais do que se sua moto estivesse engatada na marcha da descida, então, deixe a moto engatada nas descidas.
- Trajetos extremamente curtos também são terríveis para o consumo. O motor precisa aquecer, gasta mais combustível, e logo depois você o desliga e depois de dez minutos faz tudo de novo, tudo isto para ir na padaria na esquina da sua casa. Faça um favor a você mesmo e vá a pé.
- Um bizu que pouca gente conhece é que todo automóvel consome o seu mínimo quando está a 3/4 da sua velocidade máxima.
- É como diz uma música dos Racionais: O vento é suave mas é frio e implacável. Se você está em uma rodovia, sentiu a barreira do vento lhe segurando, não brigue com ele. Abaixa-se para reduzir o arrasto aerodinâmico ou apenas relaxe e curta a viagem em uma velocidade menor.
- Use o farol alto e os sinalizadores apenas quando for necessário, a corrente elétrica também gasta gasolina.
- Otimize a sua rota. Antes de sair de casa pense bem onde vai e qual o melhor trajeto.
- Se for possível consiga uma carona amiga que faça o mesmo trajeto que você. Dividem o combustível e os dois saem ganhando.
- Sua moto é sempre mais econômica com o tanque cheio, desta forma você não força a bomba de combustível, porém encher o tanque direto também não é legal uma vez que é peso extra. O ideal é andar na metade.
- Procure um posto barato. Óbvia esta ein.
- Abasteça de manha ou em clima mais frio. Assim a gasolina está mais densa do que no calor do meio dia e você leva mais por menos.
Falemos agora dos carros, veja, diversas dicas se repetirão e para aqueles que desejam apenas ler um ou outro porque um dos dois não se aplica replicarei estes.
- A mesma dica do peso vale para os carros. Quanto mais peso seu carro carregar mais torque ele precisa e combustível ele consome, portanto, atenção ao bagageiro, carona e a você. Retire as tranqueiras excedentes e aproveita e perca um peso gordão. :)
- Um dos pontos mais importantes para a economia de combustíveis é manter os pneus sempre calibrados.
- Manter o filtro de ar limpo faz parte da manutenção do seu carro e ajudará no controle de combustíveis.
- Outro item que é importante na manutenção da seu carro é trocar o óleo regularmente conforme instruções no manual. Claro, coloque o óleo também do manual.
- Não faça esticadas, escute e sinta teu carro, assim mudará a marcha no tempo certo e economizará uma grana.
- Aprenda a fazer apenas as trocas de marchas necessárias. Raciocine um pouco, tente pensar mais a frente, se daqui a 300 metros você sabe que o transito vai diminuir, não tem porque passar para a quarta marcha para chegar mais rápido no congestionamento. Se mantenha na terceira e fique paciente.
- Na mesma pegada da dica anterior tente manter uma velocidade constante e ir aumentando aos poucos, ir de zero a oitenta muito rápido vai destruir seu gaz.
- O mesmo vale para as frenagens. Frear bruscamente seu carro vai consumir seu freio e gasolina.
- Deixar o carro esquentando no frio está fora de cogitação. Se você seguiu o guia aqui do manual do frugal provavelmente tem um carro semi-novo com injeção eletrônica, portanto, ligue o carro e vá embora.
- Eu nem devia comentar isto aqui, porém acho que não faz mal falar, não seja um babaca, não queira se mostrar, cavalos de pau e outras idiotices.
- Outra coisa que eu nem devia mencionar é manter o escapamento original, não é molgolzão, nada de ficar fazendo furo no escapamento também para fazer mais barulho. Gasta gasolina e ninguém gosta.
- O ponto morto também consome combustível, e mais do que se seu carro estiver engatado na marcha da descida, então, deixe o carro engatado nas descidas. Nada de banguela.
- Trajetos extremamente curtos também são terríveis para o consumo. O motor precisa aquecer, gasta mais combustível, e logo depois você o desliga e depois de dez minutos faz tudo de novo, tudo isto para ir na padaria na esquina da sua casa. Faça um favor a você mesmo e vá a pé.
- Um bizu que pouca gente conhece é que todo automóvel consome o seu mínimo quando está a 3/4 da sua velocidade máxima.
- Mantenha o ar condicionado sempre desligado. É preferível ir de vidros abertos a ar condicionado ligado.
- Se for possível mantenha os vidros fechados. Se der pra ir de vidro fechado e ar condicionado desligado melhor ainda, mas não seja fanático, não fique se matando de calor em troca de uns trocados a mais.
- Use o farol alto e os sinalizadores apenas quando for necessário, a corrente elétrica também gasta gasolina.
- Otimize a sua rota. Antes de sair de casa pense bem onde vai e qual o melhor trajeto.
- Se for possível consiga uma carona amiga que faça o mesmo trajeto que você. Dividem o combustível e os dois saem ganhando.
- Seu carro é sempre mais econômico com o tanque cheio, desta forma você não força a bomba de combustível, porém encher o tanque direto também não é legal uma vez que é peso extra. O ideal é andar na metade.
- Procure um posto barato. Óbvia esta ein.
- Não fique conversando com o carro ligado. Se for ficar parado mais de dois minutos desligue o carro.
- Para quem pega muitas subidas, não fique fazendo rampa. Pise no frio e depois que o sinal abrir acelere. Nada de ficar treinando deixar o carro parado na mesma posição acelerando ele.
- Abasteça de manha ou em clima mais frio. Assim a gasolina está mais densa do que no calor do meio dia e você leva mais por menos.
- Quando for estacionar o carro prefira sempre a sombra. Mantém o carro em uma temperatura tranquila para que você não precise ligar o ar condicionado quando entrar no mesmo, e diminui a evaporação do combustível.
Bom amigos, esta foi uma grande coletânea que consegui montar estudando na internet. Quem tiver alguma outra dica é só deixar nos comentários.
Abraço
Fala Frugal,
ResponderExcluirA dica que dou é, caso a moto tenha conta-giro, nunca ultrapasse os 6 mil giros, só com isso você terá uma economia de combustível de 10 a 12% (ao menos funcionou comigo e a Fazer 250).
Relação em bom estado, filtro de óleo e combustível, corrente sempre bem lubrificada são algumas das dicas que fazem com que a moto tenha uma melhor performance no quesito rentabilidade de combustível.
Uta!
Booooa estagiário. Valeu a dica. Espero que esteja bem ai no Canadá
ExcluirBoa "O Estágiário", eu não sabia dessa. Também tenho uma Fazer. Ela é uma ótima moto, mais bebe que é uma maravilha.
ExcluirLegal!
ResponderExcluirBoa! Tem várias aí que não sabia!
ResponderExcluirValeu!
ResponderExcluirCaro Frugal,
ResponderExcluirApenas 2 correções:
- gasolina e álcool são fluídos praticamente incompressíveis. Tanto faz abastecer no calor ou no frio, a variação da densidade é tão pequena que mal dá para medir.. Mas no calor talvez eles evaporem mais e escape pelo respiro do tanque, quanto a isso você está correto;
- em baixas velocidades, vidro aberto e ar desligado é mais econômico. A partir de um certo ponto, vidro fechado e ar ligado torna-se mais econômico, pois o arrasto aerodinâmico cresce exponencialmente com a velocidade. Então eu ligo o ar e fecho o vidro em rodovias, acima de 80 km/h.
No mais, meus cumprimentos pelo post !
Engenheiro
Fala Engenheiro.
ExcluirPrimeiramente agradeço muito seu comentário engrandeceu demais o blog.
O lance dos vidros, ja vi muita discussão de vidro fechado com ar ou aberto sem ar.
Faz muito sentido o seu comentário, mas acho que pode variar de motores, por exemplo, em carros 1.0 quando você liga o ar, ele fica tão fraco que você precisa pisar muito mais, não creio que neste caso seja melhor fechar o vidro concorda?
Fala Frugal, cadê as atualizações?
ResponderExcluirperai anonimo, nao ta facil pra ninguem
ResponderExcluirvc está minimalizando d+ seu tempo de blog, rs
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