4a24db5f-7cb6-4e14-bf4e-6b706132fffe Manual do Frugal. Seja frugal, viva de forma sustentável, economize dinheiro de forma consciente, fique milionário e encontre a sonhada independência financeira. Seja feliz.

16 de set. de 2013

O conceito, o início

Nada melhor para abrir um blog chamado Manual do Frugal do que explicar o que é frugalidade, qual o conceito de frugalidade, qual o significado da palavra frugalidade e depois eu falo um pouco de mim.
Já vou começar passando um pouco o carro na frente dos bois e dizendo o que frugalidade não é:
  • Frugalidade NÃO é sovinagem.
  • Frugalidade NÃO é mesquinharia.
  • Frugalidade NÃO é ser pão duro.
Frugalidade é de certa forma liberdade e independência, tanto financeira quanto de vida. Vou tentar desenvolver melhor a ideia…


O conceito de frugalidade é possuir exatamente aquilo que você precisa para viver bem, feliz e com qualidade de vida. É adotar um modo de vida sustentável e saudável para o corpo e o bolso. Veja que esta é uma questão que parece simples, porém é extremamente delicada, pois se interpretada de forma errada pode levar até ao consumismo que é exatamente o oposto da frugalidade.
A primeira coisa é uma mudança na forma de pensar.
Sabe, você NÃO precisa de uma Ferrari para ser feliz e ter qualidade de vida. Consumo não representa bem estar. Esta é só uma ideia que o mundo, o marketing e o sistema colocaram na sua cabeça. As vezes a Ferrari é completamente desnecessária, você precisa só de um carro que ande. Talvez um Uno 1995 resolva seus problemas de locomoção, talvez uma bicicleta já resolva estes mesmos problemas e lhe trará saúde, bem estar, sustentabilidade e de quebra lhe economizará um dinheiro.
A mudança de pensamento aqui é desvincular completamente felicidade de consumo. Ambos andam em direções opostas e foram colocados lado a lado para que você continue comprando o que não precisa.
É preciso repensar os hábitos de consumo e de vida para que as coisas que você possui não terminem possuindo você. Você tem um carro de cento de cinquenta mil reais, porém se mata fazendo horas extras todos os dias para conseguir pagar IPVA e seguro. Você tem uma televisão com duzentos canais, mas continua assistindo Big Brother e a Fazenda ao chegar em casa. Nos fins de semana não tem vontade de fazer nada e praticamente morre no sofá ao som do Faustão perdendo o mundo que acontece do lado de fora.
Escrevendo desta forma posso parecer pedante, mais um pseudo-intelectual idiota de teclado, porém, a minha ideia neste blog é dar dicas práticas de frugalidade, pesquiso muito na internet algo parecido e não encontro. Minha ideia é mostrar como a frugalidade pode melhorar a sua saúde pessoal, financeira, social e o seu futuro. É você recuperar o controle dos seus gastos, do seu cartão de crédito, da sua saúde e da sua vida.
Tentarei ser muito prático e objetivo. Este primeiro post que é mais conceitual pode parecer um pouco denso, mas eu garanto a todos que a leitura vale a pena.
Uma forma bem prática de separar frugalidade de sovinagem é pensar que frugalidade é tentar eliminar ao máximo os custos fixos da sua vida, e até ganhar em qualidade de vida neste processo. Veja um exemplo:
Frugalidade é você tentar almoçar todos os dias na sua casa para diminuir os seus custos com comida durante o mês, se alimentar melhor, de forma mais saudável e calma, e comer uma comida mais saborosa. Sovinagem, ou mesquinharia é você recusar um convite de amigos para jantar fora, ou ir em um bar porque você não quer gastar dinheiro mesmo o tendo na carteira.
O bar é apenas um custo variável, um evento especial que você vai dar risada, se socializar. Não pode ser deixado de lado por pura mesquinharia. Claro, não me refiro aqueles que vão todas as quintas, sextas e sábados aos bares com os amigos pois esta repetição já caracteriza um custo fixo.
Outro conceito muito legal do Manual do Frugal é você retirar o máximo da capacidade dos seus bens e cuidar deles muito bem. As vezes um produto legal, que você encontra depois de muita pesquisa, calma e planejamento substitui outros cinco itens da sua vida. Quer alguns exemplos práticos? A forma com que nossos celulares substituíram despertadores, agendas e até videogames e tudo com qualidade. Um computador hoje pode ser facilmente feito como televisão, rádio, enfim, a criatividade é o limite.
É tentar retirar o máximo dos bens mantendo a qualidade e o prazer de usufruir cada item. Se você não é um game-maníaco e apenas gosta de passar o tempo com um joguinho o celular substituirá com qualidade um videogame, uma agenda, um despertador, um rádio e um aparelho de som, tudo sem gambiarras, com extrema qualidade em cada momento.
Veja, estou tentando mostrar que frugalidade antes de mais nada não e privação. Não adota-se “prejuízos” ao escolher a frugalidade e por isto é algo muito pessoal, este blog inteiro será baseado nas minhas experiências, opiniões e na troca de informações, mas cada um absorve cada ponto que lhe importa mais.
As vezes o que o game-maniaco que eu descrevi precisa, não é de um videogame novo com jogos custando duzentos reais cada. As vezes o que ele precisa é sair pra andar de bike de graça, praticar uma arte marcial pagando cinquenta reais ao mês, fazer academia pagando cem reais ao mês, porém a grande diferença destas experiências para a primeira é que estas experiências lhe trarão saúde, socialização, conhecimento e qualidade de vida. Mesmo gastando mais, imaginando que ele escolha a academia de cem reais mensais, a experiência vale a pena, a saúde vale a pena e a troca que você recebe também vale a pena.
Basta ter a mente aberta para novas experiências.
As pessoas se assustam quando olham o meu quarto, tem uma cama um guarda-roupas bem pequeno e um notebook. Perguntam como eu consigo, e eu simplesmente digo que é o que eu preciso. Pessoalmente eu gosto muito de pensar que se eu quisesse desaparecer do mundo hoje eu conseguiria levar todas as minhas coisas dentro de uma mochila (e pequena) :)
Eu vejo isto como liberdade. Talvez você sinta liberdade em saber que não deve dinheiro para ninguém no fim do mês e o futuro financeiro e de seus filhos está pra lá de garantido por mais que suas condições no início da corrida não tenham sido tão boas.
Sei lá, cada um se sente bem de alguma forma o principal é que antes de qualquer coisa frugalidade é uma mudança de cultura, e pede que você abra sua cabeça, mude velhos hábitos e evolua. Se não gostar de alguns novos hábitos volte com parte dos antigos.
Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...