4a24db5f-7cb6-4e14-bf4e-6b706132fffe Manual do Frugal. Seja frugal, viva de forma sustentável, economize dinheiro de forma consciente, fique milionário e encontre a sonhada independência financeira. Seja feliz.

16 de set. de 2013

A estratégia, o início

Este blog é sobre frugalidade, não exatamente sobre investimento, me refiro a parte técnica de investimentos, porém eu já descrevi meu objetivo de independência financeira, e acho relevante citar mesmo que por cima um pouco da minha estratégia na busca desta meta.
É importante dizer que não tenho hoje o dinheiro alocado da forma que vou descrever, é a minha estratégia para o futuro e com paciência e frugalidade chegarei a esta alocação que na minha cabeça me proporcionará segurança e rentabilidade mensal/anual através fundos imobiliários e dividendos.
Minha estratégia é proteger parte do meu dinheiro em renda fixa. Compro títulos do Tesouro Direto e os seguro até o vencimento. Recebo alguns cupons de alguns títulos do tesouro e os reinvisto no próprio tesouro.


Ao atingir a alocação desejada no Tesouro Direto, não comprarei mais títulos com dinheiro aportado, no máximo com o reinvestimento dos cupons pagos semestralmente e só.
Não vendo títulos, no meu caso, o Tesouro Direto é mesmo renda fixa. Fazer trade com Tesouro é MUITA vontade de fazer trade e fogo.
Compro fundos imobiliários. Procuro os fundos com mais diversificação possível nos seus papéis. Rendem menos, mas sofrem menos também caso algum inquilino dê o calote. Na minha cabeça este dinheiro seria o meu “salário”, seria meu porto seguro, isto é, o dinheiro que eu contaria todo o mês para sobreviver.
Eu seria como aqueles tiozinhos que vivem de aluguel :) .
Compro também empresas boas e focadas em dividendos. Somente empresas seguras, com bons históricos de lucros e dividendos. Nada de loucuras. Este dinheiro seria um extra, seria o meu décimo terceiro ou algo assim. Seria aquele dinheirinho que não contamos e é ótimo receber.
Quase como achar nota de cinquenta no bolso da calça jeans.
Por fim estudo também algumas small caps de boa qualidade para crescimento e ganho de valor.
Hoje esta é a minha estratégia e acredito que seja uma boa estratégia rumo a independência financeira. Somada a frugalidade, extrema ou não, tem tudo para dar certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...