4a24db5f-7cb6-4e14-bf4e-6b706132fffe Manual do Frugal. Seja frugal, viva de forma sustentável, economize dinheiro de forma consciente, fique milionário e encontre a sonhada independência financeira. Seja feliz.

16 de set. de 2013

Frugalidade Extrema. Hobbies. Artes Marciais.

Este é outro post que se enquadra na lista de possíveis hobbies que você adota hoje e que podem servir como uma fonte de renda para depois da sua independência financeira.
Tenho para mim que artes marciais são fantásticas. Sou praticante de dois tipos de artes marciais diferentes e posso vivenciar na prática os benefícios que elas me trazem. Benefícios no corpo ao melhorar o meu condicionamento físico, força e aparência. Benefícios na questão social, pois lá é um lugar onde fiz diversos amigos. Benefícios psicológicos, pois melhoro a minha autoestima, persistência, disciplina e muitos outros aspectos. E claro não posso deixar de citar a questão técnica afinal, aprendi a me defender, socar, chutar, trabalhar no chão, mas esta não é a questão principal chego a dizer.


Só que o assunto aqui é dinheiro e tenho que dizer como tornar esta atividade rentável. Como praticante de artes marciais, tenho meus mestres, que são basicamente faixas pretas extremamente experientes e eles não nos ensinam nada de graça (ninguém ensina certo?). Virar um mestre, ou instrutor de artes marciais (como queiram) não é fácil. Você precisa obrigatoriamente ter uma faixa preta na sua cintura e isto representa as vezes dez anos de muita luta, persistência e dor. Não é fácil e nem para qualquer um. Hoje possuo três anos ininterruptos de treinamento de artes marciais e confesso que diversas vezes penso em desistir, e neste momento eu penso o quanto gosto do treinamento, o quanto ele me faz bem e penso que chegarei sim a faixa preta até a minha independência financeira e que estarei plenamente satisfeito monetizando uma atividade que eu adoro.
Se dá para viver somente com isto? Claro que dá. Meus mestres vivem, mas não vai te tornar rico, um instrutor cobra no máximo cinquenta reais por aluno, mas que dá para viver dá. E isto me faz pensar que é uma atividade perfeita para alguém que vive de rendimentos da bolsa de valores e não tem real compromisso com este dinheiro, concordam?
Abraços

7 comentários:

  1. Frugal, estou querendo fazer alguma lutinha... mas nao sei o que.
    Foda que nas capitais brasileiras é tudo caro. Tem macete pra achar uma em conta?
    Ir pra periferia é foda... desgasta de mais o tempo de deslocamento.
    Preciso de uma coisa pro corpo e pra ocupar a mente...

    Te add no blogroll. Depois me coloca aqui tambem.
    Devo voltar a postar em breve. O trampo esses dias esta me matando...
    http://migrantefudido.blogspot.com.br/

    salve salve.
    MF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Migrante.

      Muito bom a sua iniciativa de procurar alguma arte marcial para ocupar a mente, trabalhar o corpo e de quebrar aprender técnicas pra defesa.

      Bom Pelo Preço as melhores artes são Jiu Jitsu e Muai Thay. Elas estão tão populares que o preço de difundiu.

      Acho que o Jiu é o mais barato se não me engano.

      Ai dentre as duas você escolhe. Jiu Jitsu é a arte suave. Tenho um grande amor por ela. Trabalha sua inteligência, calma, corpo e estratégia.

      É estratégia pura, jogo de xadrez, usa MUITO a inteligência.

      Isso que eu gosto muito.

      O muai thay é troca de porrada mesmo. Você aprende técnicas em pé, soco, chute. Você deve se calejar mais, aprender a bater a tomar porrada, enfim, depende do que você gosta mesmo.

      Todas sao muito boas, fica pro seu perfil a escolha.


      Excluir
    2. PS.: Voce foi adicionado.

      Abraços..

      Qualquer duvida posta ae.

      E se não quiser somente preços tem artes mais "completas"

      Excluir
    3. Fala Frugal!
      Quais você chama de completas? Kung-Fu?

      Gostei dessa sua visao do Jiu Jitsu e Muai Thay....
      Tenho que viabilizar pela localização também.

      Mas acho q tenho mais vontade de fazer essas mais realistas, de partir pra porrada mesmo. Apesar de gostar tambem muito do cultivo a mente...

      Valeu pelas dicas!
      Saudações.
      MF

      Excluir
    4. Mais completas que eu digo são artes que são menos voltadas ao esporte.

      Jiu Jitsu, Muai Thai, querendo ou não são atividades voltadas ao esporte e por isto acabam com certa desvantagem no combate de rua.

      O HapKiDo que eu pratico é um exemplo de arte completa. Tem boxe, chutes, quedas, arremessos, combate de chão torção, pontos de pressão e armas.

      Hap Ki Do é uma arte marcial criada na Korea especificamente para a Guerra, por isto não tem absolutamente nada de esporte, é defesa pura.

      O Krav Maga é bem parecido com o Hap Ki Do, mas seu treino é ainda mais violento.

      Excluir
  2. Mas vc lesionou seu ombro permanentemente, qual foi a vantagem disso?

    ResponderExcluir
  3. Não me lesionei permanentemente. Hoje em dia treino normalmente. E faço qualquer movimento.

    Inclusive Supino com Muita carga

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...