4a24db5f-7cb6-4e14-bf4e-6b706132fffe Manual do Frugal. Seja frugal, viva de forma sustentável, economize dinheiro de forma consciente, fique milionário e encontre a sonhada independência financeira. Seja feliz.

16 de set. de 2013

Frugalidade Fácil. Imposto de Renda.

Este não é exatamente um post cem porcento meu, confesso que não domino muito a arte do imposto de renda, mas reconheço que são dicas que valem mais que ouro. Se você é um investidor e busca a independência financeira deve temer ou dominar apenas um assunto mais do que os investimentos:
A temível declaração de imposto de renda.
A primeira coisa que todo investidor deve ter em mente é que você precisa declarar TUDO, simplesmente TUDO que investir, treidar, alugar, lançar, vender e etc. Não existe aquela história de vendas até vinte mil reais serem isentas de imposto de renda e não precisarem ser incluídas no imposto de renda. É lenda. O governo precisa que você declare toda sua movimentação financeira, seja ela lucrativa ou não (no caso dos prejuízos você consegue abater do imposto de renda).
É triste amigos, mas é a verdade, e o erro no momento da declaração do imposto pode lhe dar problemas para a vida inteira.
É por isto que eu acho vital postar estas dicas pegas lá no blog do investidor, que está na lista de blogs que eu sigo. São dicas que ensinam passo a passo a declarar o imposto de renda, desde Tesouro Direto até o dinheiro que você tem parado na corretora.


Por experiência própria posso garantir que como um bom frugal você não deve pagar para nenhum contador fazer a sua declaração de imposto de renda. Sempre tive um pouco de medo destas questões tributárias e sempre me permiti gastar dinheiro para ter a tranquilidade de não ter problemas com a minha declaração. Pesquisei diversos contadores e a maioria deles nem sabia oque era o mercado de ações. Se é um mercado em ascensão para os investidores o que se dirá aos contadores. E qual foi a minha surpresa neste ano? O contador que sempre me meteu a faca (afinal meu perfil é de um rapaz que lança dinheiro e investimentos no imposto de renda enquanto todos os outros estão lançando televisões, carros, e contas) fez o meu imposto completamente errado. Não sabia como lançar ações, nem sabia o que era aluguel de ações e etc. A melhor forma de como ganhar dinheiro é exatamente não joga-lo fora a toa.
O rapaz parecia ser mais perdido do que eu nestes assuntos. Então além de poupar alguns trocados em abril tenho a certeza de que pior do que estava não é possível.
Volto a ressaltar, dicas que valem ouro e os artigos foram muito bem escritos:
Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...