4a24db5f-7cb6-4e14-bf4e-6b706132fffe Manual do Frugal. Seja frugal, viva de forma sustentável, economize dinheiro de forma consciente, fique milionário e encontre a sonhada independência financeira. Seja feliz.

16 de set. de 2013

Frugalidade Média. Video Games.

Ouso dizer que video-games são quase um altar sagrado masculino. Eu creio que não exista homem no mundo que não goste de games, porém estas máquinas representam sérios riscos para quem deseja adotar um estilo de vida frugal e chegar a independência financeira. Video-games são caros e ficam obsoletos no mesmo instante que saem da loja. Sem mencionar os jogos que chegam a custar duzentos reais e também desvalorizam de um modo absurdo.

É neste hora que considero esta como uma das dicas mais importantes na hora de poupar dinheiro.
A melhor maneira de adotar um estilo de vida frugal neste quesito começa identificando exatamente qual a sua necessidade, e neste momento talvez alguma mudança de mentalidade ajude um pouco. Explicando melhor: tenho vários amigos que possuem xbox 360/playstation 3, e na maioria dos casos, com os diversos compromissos do dia a dia, trabalho, academia e outras atividades chegam a ficar parados por semanas. Alguns comentam que não ligam seus consoles há meses.


Eu vejo isto como um absurdo, pois em alguns casos os investimentos passam três mil reais somando jogos e console. É é neste momento que você avalia: será que realmente preciso de um console? E se no lugar do console eu me matricular em uma academia, arte marcial ou aula de música?
Certamente você acabaria gastando mais dinheiro no longo prazo com as aulas citadas, mas estará também crescendo pessoalmente e como já mencionado neste blog estes gastos poderiam ser até pensados como investimentos caso no futuro você esteja apto a dar aulas de músicas, ou de artes marciais, por exemplo.
Voltando aos games. Como eu disse frugalidade é não abdicar de nada nesta vida. Se você quer um video-game e curte, você tem sim que ter um, mas sempre tem o modo consumista e o modo frugal de ser.
Identificada a sua necessidade o próximo passo é encontrar alternativas que lhe permitam entretenimento na medida exata que você precisa.
Se você se vê como um gamer básico, daqueles que só passam o tempo mesmo, jogam um joguinho de nada e já se dão por satisfeitos eu aconselho a comprar um celular (isto mesmo). Hoje em dia bons smartfones possuem diversas utilidades e os games estão sim incluídos nestas. Já vi o jogo Fifa rodando com qualidade superior a alguns PC em um IPhone. Confesso que quando vi achei demais, eu nem imaginava o poder destas pequenas máquinas. Lembrando que podemos ligar celulares em televisões HD através de cabos HDMI e com custo fixo zero temos uma pequena, mas poderosa estação de games.


Se você se vê como um gamer médio, isto é, não acompanha os lançamentos e nem fica ansioso pela saída de algum jogo eu lhe aconselho a comprar um computador comum. Sem a necessidade de ser aquelas estações grandes e caras de jogos. Instalar emuladores de video-games na máquina e ser feliz. No notebook que estou escrevendo neste momento possuo o emulador de PS1, PS2, Mega Drive e Nintendo 64, que com MUITA pesquisa na internet e configurações específicas estão rodando bem demais, sem lag algum. Não tenho uma boa placa de vídeo e nem processador, mas meu notebook da conta do recado.
As vezes consigo jogar alguns lançamentos do Fifa que não tem requisitos mínimos muito altos. O que eu faço é baixar o jogo por torrent, ligar por cabo HDMI na televisão, ligar o meu controle USB e mandar ver. Jogo diversos jogos e me divirto pra caramba com esta estrutura.
Agora, se você é um gamer de nível hard, isto é, acompanha os lançamentos, fica ansioso pra jogar os melhores jogos eu lhes aconselho a comprar um computador desktop com um boa placa mãe off-board, colocar os emuladores que eu comentei acima e baixar os jogos do momento através de torrents.
Caso os requisitos mínimos aumentem você precisará apenas trocar a placa de vídeo e adicionar mais memória RAM. Nada de trocar a máquina inteira, ou comprar um console novo. Lembrando que existem jogos que são lançados tanto para consoles quanto para PCs e outros títulos até exclusivos para computadores.
Gosto muito de pensar no poder dos emuladores. Há dez anos atrás jamais pensaríamos que poderíamos jogar PS2 em um computador, logo, não consigo abandonar a ideia de que daqui há algum tempo teremos emuladores de PS3/xbox 360 e até PS4, visto que este agora adotou a arquitetura 64x (que é a mesma do seu computador).
Aí você melhora a placa de vídeo da sua máquina, aumenta a memória RAM, troca o processador e poderá com a mesma máquina de hoje jogar jogos de PS4.
Veja que nos cenários que descrevi apenas o gamer mais extremo gasta dinheiro. A pessoa que gosta de jogar um joguinho de vez em quando e não precisa seguir os lançamentos do momento se dá bem sem custo fixo algum. Já para o jogador mais viciado não existe milagre. Vai gastar, mas entre trocar de console a cada dois anos, perder os diversos títulos já comprados ou apenas trocar a sua plaquinha de vídeo eu fico com a segunda opção.
Pesquisei muito sobre alternativas para os frugais que curtem jogos, e acredito que consegui compilar diversas dicas que permitem aos adeptos a esta filosofia se divertirem com qualidade e sustentabilidade.
Abraços

10 comentários:

  1. Você está certo, Sr,. Frugal,o ideal é que cada um identifique o que necessita. Deixar um PS3 ou Xbox encostado é realmente um desperdício. Para um jogador casual, um celular é mais que suficiente.

    Sem querer desmerecer suas dicas, que são muito úteis, permita-me comentar alguns pontos baseados na minha experiência.

    Sou amante de games, minha tradição é console (mas já joguei muito em PC também). Para quem se contenta em jogar sozinho no PC, ótimo! Suas dicas são perfeitas, mas aí tem um inconveniente. Se você quer jogar online, vai ter que enfrentar uma eterna disputa com as empresas para conseguir. Vai dar um trabalho danado ficar pesquisando maneiras de burlar as atualizações de software. Será que compensa perder tanto tempo de vida? O mesmo se aplica à pirataria em consoles atuais.

    Acho que quem passou a vida jogando video games quer experimentar o que há de novo no segmento. E, nesta semi-acabada geração de games, o novo é a interatividade online. Ok, isso não é tão novo, mas acho que nunca tivemos títulos tão legais como hoje para jogar online. Pra quem quer uma experiência online sem muita dor de cabeça, não tem outra, é melhor optar por games originais. Revil5 online é um ótimo exemplo de boa aplicação de multiplayer online. Jogos de esporte também são legais de se jogar online.

    Mas e aí, como conciliar baixo gasto e diversão com games originais?

    O que acho mais importante é saber desfrutar do jogo. Pra que ter um monte de games e não fechar nenhum, pelo menos, no modo normal? Não falo de troféus, tesouros tediosos etc. Falo do que vale a pena, o que completa a história, por exemplo.

    Além disso, é bom aprender a controlar-se e ignorar os lançamentos. Não sair comprando por impulso, os jogos baixam de preço. Comprar lançamentos é o que mais consome as economias do gamer que opta pelos originais.

    Não se aplica a PC mas não é má ideia esperar um bom tempo de vida do console antes de comprá-lo, assim dá pra encontrar mais barato e contar com uma boa "gameteca".

    Esperar promoções também é uma boa. Meu GTA IV, comprei no Extra por 30,00. Meu Revil5, comprei por 49,90, o mesmo que paguei pelo meu GoW3... Jogos para PC alcançam preços, no geral, menores.

    Não ter preconceito contra jogos usados. Faz diferença? Compartilhar com amigos fica incluso aqui. Neste último caso, se você for o dono, lembre que há o risco de o jogo não voltar, pelo menos não inteiro. De qualquer forma, melhor perder o jogo do que o amigo...

    É bom selecionar bem o jogo, baixar demos. Sempre se perguntar: esse jogo vale mesmo a pena? Há jogos que lhe agradarão a vida toda.

    Se optar pelos consoles lembre-se que eles podem ser usados pra outras coisas. Uso o meu PS3 para ver vídeos do Youtube em HD na TV, uso para armazenar e reproduzir músicas e videos, uso o leitor de blue ray... Ou seja, o console lhe acrescenta algumas comodidades extra games, claro que tudo pode ser feito no PC, ou mesmo na TV com um pen drive, mas já que o video game está ali do lado...

    Por último, quero destacar que consoles e jogos originais mantêm algum valor de mercado. Algumas vezes são verdadeiros investimentos de longo prazo. Lembro que, há muito tempo, quando comprei o cartucho Super Mario RPG do Snes, achei que estava "pagando os olhos da cara". Jogo legal, joguei por alguns anos até decidir que não precisava mais dele. Pra minha surpresa, porque tinha capa e manual bem conservados, obtive lucro! Meus consoles e jogos que já não usava foram todos vendidos, confesso que não fiz cálculos de quanto perdi com eles, na verdade é um cálculo difícil.

    Novamente, não quis desmerecer suas dicas, nem discordo delas. Quando li o post me senti estimulado pelo tema, quis compartilhar algumas ideias. Talvez ajude a quem quer optar pelos originais gastando menos.

    Boa sorte aí na empreitada, Sr. Frugal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica tranquilo Número Oito. O espaço aqui é para trocar idéias mesmo. Sem magoas :).

      Começo dizendo que você tem TOTAL razão. Se o usuário quer ter a experiência total de um jogo, que é jogar online etc e tal realmente precisa comprar o título original. Não podemos esquecer que os dois títulos que você citou possuem jogos originais para PC e você joga online neles tranquilamente. Na verdade a maioria dos games tem versões para PC, claro, tem uns ferrados que não tem MGS4 é um deles (mas este é um caso a parte pq só tem pra PS3 eu acho)

      A maioria das dicas aqui acabam de alguns contras, concorda? Se não tivesse todo mundo faria e acabaria sendo muito mais caro. Como a outra dica que eu postei de ver TODOS os canais a cabo pelo mega cubo.

      É claro que você perde um pouco de qualidade, se ver TV em full hd for tão importante para você tem mais é que pagar mesmo.

      As dicas tem prós e contras na verdade. Você assiste milhares de canais de graça, mas perde qualidade.

      No caso dos jogos você joga vários jogos de graça e também perde a possibilidade de jogar Online.

      Por exemplo eu acabei de baixar Spliter Cell Black List em torrent. Jogo offline mesmo e é bem legal, mas se eu quisesse jogar online infelizmente ia ter que gastar um dinheiro.

      Ai vai do lance de analisar a sua necessidade. Eu não sou TÃO encanado assim em jogar online, então a experiência offine para mim ta show de bola. Em geral eu jogo um jogo, finalizo a campanha dele e desinstalo. Não fico de muita enrolação não.

      A outra questão é o valor dos games. Talvez você tenha conseguido uma grana nos seus cartuchos por serem coisas mais antigas e até saudosistas, mas ja vi amigos tentando vender um FIFA para comprar o outro e os caras chegaram a dar dez reais nos jogos deles.
      O mesmo vale para o F1 200x.

      Eles estão lá para vender um e comprar o outro e dão dez reais no jogo. É um absurdo.

      Por fim, a idéia mesmo é tentar identificar o que é importante para cada um. Para mim jogar online não é tão importante. Me dou bem com uns emuladores, torrents, e se eu realmente quiser jogar online eu compro o original para PC (como eu fiz com o Diablo III), e desta forma eu tenho exatamente o que eu preciso.

      Agora se para você jogar online é realmente importante, precisa avaliar mesmo as duas hipoteses, jogar através de jogos de PC online ou ter um videogame.

      A ideia é ter exatamente o que precisa.

      Excluir
    2. "mas ja vi amigos tentando vender um FIFA para comprar o outro e os caras chegaram a dar dez reais nos jogos deles."

      Esses jogos de esportes são um caso a parte pois tem lançamento todos os anos, mas eu mesmo já recuperei metade do investimento vendendo um FIFA a quatro meses antes do lançamento da versão seguinte. O interessante também é que se você esperar alguns meses depois do lançamento é possível comprar esse tipo de jogo pela metade do preço, novo.

      De qualquer forma, os jogos sofrem alguma desvalorização com o tempo e é recomendável você não esperar muito tempo para vender ou troca-lo, creio que um prazo de seis meses é o suficiente para você se desfazer do jogo sem prejuízo ou até realizar algum lucro, isso no caso de jogos usados. No caso de jogos novos o mais recomendável é a troca mesmo.

      Excluir
  2. Para economizar, são lançados pacotes semanais muito baratos no www.humblebundle.com

    SO's diversos e também no Steam.

    ResponderExcluir
  3. Olá Senhor Frugal, descobri hoje o seu blog.

    Vou compartilhar meu caso para que você opine sobre minha frugalidade. Tenho um xbox 360 e já adquiri três jogos, dois deles dependentes do kinect (kinect sports e kinect adventures) e um RPG, o The Elder Scrolls V - Skyrim. Tenho um grande problema com o skyrim porque ele é altamente viciante e eu já tenho uma queda natural por jogos RPG. Entretanto, vejo uma grande vantagem nesse jogo: a possibilidade de eu treinar o inglês. Há muitos diálogos e muitos textos no jogo, de modo que acaba sendo uma prática lúdica da língua.
    Estou tentando limitar minhas horas de jogo para 30min diários. Minha pergunta: você acha que existe um tempo máximo a ser gasto com jogos durante a semana? No meu exemplo, estou gastando 3h semanais (não ligo o console no domingo). Estou sendo frugal em meu jogo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala David. Primeiramente tenho que dizer que compreendo completamente a sua história.

      Um tempo atrás eu instalei o Skyrim Elder Scrolls no meu PC e posso te garantir que é exatamente isso. Viciante e devia ser proibido.

      Lembro que na época atrapalhou até a minha vida social. O jogo é demais, creio que fiz TODAS as missões de campanha e quase TODAS as missões paralelas, tanto que hoje em dia abro de vez em quando e não tem quase nada para fazer, só missões simples geradas automaticamente como matar ursos e etc.

      Acho que acabei com o jogo mesmo, ai tive a oportunidade de instalar a expansão e não o fiz porque ia acabar com minha vida novamente é complicado. O jogo é bom demais.

      Bom sobre o tempo e etc, eu creio que depende muito das suas responsabilidades amigo. 30 minutos diarios é MUITO dificil, ainda mais para o Skyrim que você começa a jogar e quando percebe já passou duas, três horas. É quase um teletransporte.

      Minha dica é que você não deixe atrapalhar as suas responsabilidades mesmo e a sua vida.

      Você faz certinho, planeja um tempo para entretenimento e tenta seguir o plano, é exatamente isso.

      Aqui em casa eu coloco até em um excel, o tempo para trabalhar o tempo para estudar e tudo, mas repito quando joguei Skyrim destruiu todo meu planejamento, este jogo é complicadissimo hehe.

      Excluir
  4. eu investi num ps2 e tem centenas de jogos disponíveis, muito baratos ou então pego emprestado. não vejo necessidade de fazer um upgrade, esses jogos antigos já me satisfazem.
    também costumo jogar online, não precisa instalar nada e é de graça.

    ResponderExcluir
  5. Fala Frugal! Mais um novo seguidor te acompanhando, irmão..

    Caramba...

    Acabei de comprar esse SKYRIM na plataforma Steam por R$ 9,90 (promoção de fds).
    Antes, jogava LOTRO (senhor dos anéis online) e arrebentei quatro meses sociais da minha vida, quando atingi o até então máximo nível e por um acaso da vida, milagre, ou coisa assim, simplesmente parei de jogar. Mas não há um dia sequer que não minhas lembranças e também vontades de voltar a jogar não arrematem minha mente. kkkkk De alguma forma eu implodo essa vontade e não volto (embora já tenha instalado no PC e no note, atualizado, e tudo mais. Só não loguei... kkkk mas o ícone tá ali, no desktop... tinindo, clamando por mim rsrs)..
    E agora, como disse, baixei o SKYRIM, mas não instalei. Tá ali, latente na plataforma steam. Deixa ele lá.. deixa quieto por enquanto. rsrs

    Brincadeiras a parte, quero compartilhar minha experiência, se eu puder acrescentar claro.

    Um brevíssimo histórico: sou adepto de games, nascido em meados de 80 e meu ultimo videogame foi um supernintendo, e o super mario world cumulado com o superstar soccer (delux claro rsrs) foram os ultimos games que joguei em um console próprio.

    A partir de então migrei para o PC e dele não saí. De DOOM, WOLF, DUKE NUKEM (uau, sempre que lembro deste, lembro também das épicas tentativas de conexão modem-modem 28.8kbps com outro amigo. Ambos no telefone, com as telas azuis de config do jogo abertas, em contagem regressiva: no 3? Beleza. 3..2..1. Desligávamos, e solicitávamos a conexão! Em seguida aquele som característico e nostálgico da conexão discada! Lá estavamos, inaugurando nossas vidas no mundo multiplayer online - show!), enfim, QUAKE, AOE e, claro, o CS (que até hj jogo)).

    Toda esta etapa da minha vida, e hoje mais do que nunca, Frugal, eu tive claro em minha mente - eu devo escolher: ou um PC ou um console. Não posso ter os dois! (Embora eu queira, não posso, não devo! Pensando bem, desde curumim, já exercitava minha frugalidade olha aí? hahaha)... Pois é.. e assim mantive-me. Se era pra jogar console, jogava na casa de amigos, nintendo 64, gamecube, PS... , mas em casa, somente PC - Tomb raider, CS, Diablo, CS, AOE, CS... kkkk

    Hoje, tenho certeza que se tivesse um PS ou um XBOX, teria também a bateria e as guitarrinhas desses jogos de música, zeraria tudo, enjoaria e os consoles ficariam ali empoeirando até a chegada de algum amigo que queria jogar por 2 horinhas, e depois mais poeira. Não... não dá. Controlemo-nos!...

    Enfim,de breve não fui nada. Me excedi, mas a dica que gostaria de compartilhar frugal, é que concordo 100% com a sua segunda opção - trocar a placa de vídeo do PC Desktop de tempos em tempos (isto é, quando necessário e isso pode demorar anos sim, basta não ser exigente com ultra hight mega hiper fuckin graphics, certo?).

    Somada a isso, uma boa alternativa considerável pra este tópico seria baixar a plataforma STEAM, que lhe possibilita baixar DIVERSOS jogos GRÁTIS, e comprar outros tantos para PC. Acontece que estes outros tantos são 50, 60 ou até mesmo 100 reais. OK, OK... Mas todo santo fim de semana tem promoções de grandes fabricantes que baixam os preços até 75% do valor original (ora, não disse que comprei o SKYRIM por menos de 10 reais???). Pois é... basta esperar um tempinho, ser paciente e aguardar uma dessas promoções. Enquanto isso nos divertimos com as outras inúmeras opções de games existentes na steam... e claro, o bom e velho Counter Strike que paguei míseros 8 reais numa promoção. (Hoje ele deve valer 30 na steam, algo do tipo).

    Um forte abraço, Frugal! Mantenha a qualidade e o bom humor nos textos!

    Fica com Deus, sempre!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Moon K

      Ótimo testemunho, sabe o que eu acho mais engraçado, é que a maioria das histórias dos jogadores são muito parecidos.

      Alguns mais ousados chegam a gastar uma fortuna com consoles e jogos, porém depois de algum tempo parece que a maturidade bate e eles começam a vender tudo por um décimo do preço.

      Veja por exemplo esses bomnegocio da vida. Tem PS3 e Xbox a 300 reais, jogos então nem se fala. Gente vendendo dez vinte jogos originais por 200, 300 reais.

      A quantidade de dinheiro perdido ae me impressiona.

      Depois que conheci os torrents jamais me preocupei novamente com nada e mesmo assim não jogo tanto.

      Diminuí MUITO a frequencia que eu jogava, não sei porque, acho que me ocupei com outras atividades tipo malhar, lutar, jogar, mulher, e etc.

      hehe

      Estou vivendo um pouco mais, e não me arrependo kk

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...