4a24db5f-7cb6-4e14-bf4e-6b706132fffe Manual do Frugal. Seja frugal, viva de forma sustentável, economize dinheiro de forma consciente, fique milionário e encontre a sonhada independência financeira. Seja feliz.

17 de set. de 2013

Frugalidade Média. Cooperativismo & Internet.

O conteúdo deste post fala de um assunto que infelizmente não é normal para a maioria das pessoas e se todos soubéssemos do poder do cooperativismo jamais ignoraríamos o próximo no nosso dia a dia. Exemplificarei, afinal este é um blog prático de frugalidade e não de filosofia barata certo?

Começamos do básico. O que é cooperativismo? Cooperativismo não passa da associação de pessoas com o mesmo interesse a fim de obter vantagens em comum. No bom português é juntar uma boa galera pra fortalecer o conjunto.

Como já falei em postagens anteriores o bom frugal sabe exatamente onde poupar e onde gastar um bom dinheiro. A questão é que quando o frugal gasta dinheiro ele o faz com inteligência, pois o frugal sabe exatamente porque o dinheiro é importante.

Tenho diversos textos na categoria Entretenimento, que exemplificam exatamente porque nenhum centavo deve ser poupado quando se trata de serviço de internet. A internet é a maior invenção do homem até hoje e pode ter certeza que ela será a nossa maior fonte de economia e frugalidade. Para ser bem breve consigo listar que a internet economizará o nosso dinheiro da TV a cabo, video-game, telefone, compra de livros e diversas outras possibilidades que se eu não abordei ainda com certeza abordarei no futuro.

Sabendo da importância da internet na vida do frugal, e que não se deve economizar um centavo na contratação do serviço de internet é que chegamos ao cooperativismo.

Eu simplesmente acho ridículo ligar o meu notebook aqui no prédio e ver novecentas e noventa e sete sinais de wireless diferentes. E o mais legal é ver a guerrinha destes paulistanos egoístas nos nomes dos sinais. Tem cada pérola que é difícil segurar a risada. Coisas do tipo:

  • "Cuide da sua vida"
  • "Not your business"
  • "Pague a sua internet"
  • "Chupa bambi"

Me perdoem os que estão neste momento conectados a redes deste tipo, mas é uma tremenda palhaçada. Não o nome do sinais, isto também é ridículo, mas não vem ao caso.

Parece que as pessoas se orgulham de pagar caro na sua porcaria de conexão de internet de um mega para ficar esperando cinco minutos para carregar o vídeo do redtube em uma aba e procurar as fotos da Playboy da Antônia Fontenele em outra. (Que mulher, certo?). 

Porque diabos estas pessoas não se unem, contratam uma conexão cavalar de cem megas ou mais e não dividem a conta? O notebook vai voar, o torrent disparar e o redtube (o maior interesse da galera) não vai nem precisar carregar.

Se você não precisa de telefone e TV a cabo como já mencionei nesta e em outras postagens dê um chute na bunda da NET e da Vivo com as suas vendas casadas e contrate apenas um ponto de televisão e telefone. Verifica dentre as pessoas do grupo quem faz questão de ter esta televisão a cabo em casa e esta pessoa paga uma porcentagem maior na conta. Daí pra frente é só dissipar o sinal do wireless.

Simples assim.
  
Hoje em dia é possível reproduzir o sinal de internet com qualidade máxima até a dois quilômetros de distância. Claro que este roteador é um pouco mais caro do que o Dlink que você tem na sua casa, mas aí entra novamente o cooperativismo ou a boa e velha vaquinha.

Acredite. Por maior que seja a quantidade de pessoas conectadas ao seu sinal de internet, um sinal poderoso como um de cem megas vai ser MUITO melhor do que a sua netezinha de um mega que você paga caro junto com a sua televisão que não assiste e o seu telefone fixo que você nem sabe o número. Não existe limite para o cooperativismo.

O que o brasileiro precisa entender é que se ele se ajudar ele vai mais longe. Ficar de guerrinha de nome de wireless é engraçado de tão ridículo, mas não ajuda ninguém e muito menos lhe salva uns trocados no fim do mês.

Exemplifiquei o conceito de cooperativismo com a internet, mas assim como a frugalidade, esta é uma questão que vai longe com boas idéias, criatividade e boa intenção. Basta conseguir abrir algumas cabeças por aí.

E é aí que mora o problema.

16 comentários:

  1. Gostei da idéia Frugal! Apesar de que eu seja um pouco individualista nestas coisas por medo de dar rolo... o "dono" do hugby teria de deixá-lo ligado 24h para a rede não cair e seria necessário uma certa compreensão entre todos sobre a mensalidade.

    Sem sombra de dúvida as compras coletivas são uma excelente maneira de ganhar dinheiro, mas para isto também é preciso uma nova classe de pessoas menos individualistas.

    um grande abraço e estou gostando muito dos teus artigos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Pastor.

      Como eu disse, assim como a frugalidade, este cooperativismo requer uma mudança de cabeça mesmo.

      Talvez até formalizar em um contrato (somente entre as pessoas) quem paga qual porcentagem e etc.

      Sobre deixar ligado.

      Bom isso é o de menos. Por exemplo aqui em casa o roteador não é desligado tem uns anos já.

      E a maioria que eu conheço pratica esta tatica tbm

      Excluir
    2. SUBCONTRATAÇÃO É CRIME !

      CARRO NP É ROUBADO. SEUS BURROS. etc

      Excluir
  2. Fala ae Frugal,

    Criei meu blog recentemente para participar das discussões da blogosfera, já acompanho a algum tempo os posts da galera e o seu inicio recente por aqui tbm..

    Realmente é uma ideia interessante, mas acho que só daria certo com vizinhos de confiança!

    Abraço,

    IM.
    investidormochileiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Mochileiro.

      É, precisa de confiança e comprometimento sim. Você tem que unir uma galera bem intencionada mesmo.

      Pra não dar problema de pagamento nem nada.

      Mas se fosse fácil todo mundo fazia hehe.

      Excluir
  3. Vc já tentou juntar a galera do seu prédio pra dividir a net de 100 MB?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já sim, deixei um recado no mural do prédio, deixei claro com porteiro mais simpaticão que fala com todo mundo o que é pra ele vender a ideia, e falei pessoalmente com os que conheço.

      As pessoas que conheço entenderam e toparam com certa relutância em como vamos administrar o pagamento e etc, tive que deixar bem claro que se for preciso a gente inclusive imprime um pequeno contrato com as normas e todo mundo rubrica.

      (na pratica não terá valor legal nenhum, apenas entre nós)

      como disse as pessoas que eu falo pessoalmente elas topam e até acham legal, as pessoas que não conheço tem uma grande dificuldade para vir procurar, e o porteiro conseguiu vender a ideia para um pessoa.

      Socialmente é bem mais fácil vender a ideia para pessoas mais jovens. Acho que quem é mais novo tem mais espírito cooperativo.

      Tenho para mim que é possível, mas não é nada fácil.

      Excluir
    2. Atualiza a gente se essa ideia funcionará mesmo. Tenho curiosidade em saber o desenrolar dessa história. Abraços

      Excluir
  4. Boa tarde Senhor Frugal,

    Compartilhamento de internet não é algo simples, tem suas implicações:

    - Computadores que compartilham uma mesma rede wi-fi ou cabeada estou mais sujeitos a ataques e comprometimento de informações.

    - Se algum usuário baixar conteúdo de um site de pornografia infantil, quem responderá pelo delito será a comunidade de usuários, a não ser que o pedófilo se entregue e salve os seus vizinhos.

    - Existem os abusos. Como não é possível dizer quanto de banda cada um terá direito, algum usuário mais "fominha", colocará para fazer download de 3 filmes via Torrent, enquanto outros mal conseguirão acessar o chat do UOL.

    Enfim, o modelo de cooperativismo é lindo na teoria. Na prática é outros 500.

    Lambida do Poney !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Poney

      De fato o ponto o 2 é bem preocupante, pois provavelmente você fez negócio com uma pessoa sem índole nenhuma. Não sei nem o que falar, hehe, provavelmente o convívio com ela ja é um perigo.
      Creio que seja algo que estamos sujeitos mesmo, massssss, é sempre possível ter os logs de acesso de cada IP no roteador, para quem é preocupado a este ponto.
      Vamos dizer assim, se o roteador comunitário fica na sua casa, você toma estes cuidados. Estes roteadores mais caros que eu citei já vem com espaço de log em sua propria memória, ou você pode ligar ele a um servidor.

      O ponto um é realmente simples, você consegue tranquilamente fechar seu computador de qualquer acesso com o simples configuração de firewall do windows, se você achar que precisa de um pouco mais de segurança coloca um zone alarme ou qualquer outro firewall que preste.

      Mas fechar o computador de acessos é bem fácil mesmo.

      No ponto 3, eu creio que mesmo um fominha baixando dez filmes via torrent em uma internet de cem megas ela ainda será MUITO mais rápida do que aquelas de dois megas individuais.

      A idéia de pagar por uam internet ferrada é esta mesmo. Não limitar ninguem em download.

      Veja o seguinte exemplo. Quando eu era mais novo trabalhei de suporte em empresas onde tinha umas duzentas e cinquenta pessoas usando a internet, vendo youtube, alguns jogando joguinhos em flash e alguns usavam até aquele limeware.

      E mesmo assim a internet da empresa voava.

      Sacou? Uma boa conexão não tem tantos limites.

      Mas concordo com você que a prática do cooperativismo é um exercício complicado. Diversos problemas podem existir, na mesma proporção das suas vantagens

      Excluir
    2. Poney você está na minha lista, se puder me adicionar, agradeço

      Excluir
  5. Bem, o problema é que isso é ilegal. A conexão domestica não pode ser compartilhada. Isso é definido no seu contrato. O motivo é que o custo do serviço, que é alto, precisa ser diluído entre um certo número de pessoas. Se cada prédio tiver apenas uma conexão, independente da taxa contratada, o preço do serviço seria altíssimo. O mesmo vale para a TV paga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, fala anonimo.

      Este realmente é um território perigoso de pisar.

      Compartilhamento de conexão é de fato ilegal. Venda casa também é. Eu receber dez porcento da conexão que eu pago não é ilegal, mas é absurdo. O períodos offline que eu passo porque a minha conexão simplesmente cai, eu ligo lá e depois de 40 minutos esperando e e eles ficam fazendo testes na linha, e dizem que não tem nada e mesmo assim a conexão está fora do ar também é absurdo. Sem falar que o tempo de espera que eu levo para chegar a um atendente e os caminhos que eu trilho, também são ilegais.

      Entendo quando dizem que o serviço é caro porque pessoas fraudam contratos, porém, esta não é a realidade absoluta, a coisa é bem mais profunda. O serviço de internet brasileira é o mais caro e o de pior qualidade desde sempre. Desde que ninguém tinha tecnologia ou conhecimento para compartilhar internet.

      Está é uma meia verdade como dizer que os carros brasileiros são caros penas por causa dos impostos.

      Enfim, eu entendo perfeitamente que se você é do tipo de pessoa que não tem nem o costume de fazer download de uma música pelo que você acredita realmente não vai fazer este dica e nenhuma da categoria entretenimento
      ( http://manualdofrugal.blogspot.com.br/search/label/Entretenimento )

      Entendo você e respeito e peço apenas que ignore estas dicas e acompanhe o blog.

      Excluir
  6. Já tive essa experiência quando morava em prédio. Na época, o Wi-fi nem era popular, compartilhávamos com Hub e cabos. De fato, dá pra economizar uma graninha. Vou listar alguns inconvenientes:

    1 - Vira e mexe os cabos eram desconectados no apartamento do titular (faxineira, animal, tropeços...) e como o próprio titular ficava muito tempo fora, ficávamos sem net um bom tempo, só ele sabia mexer. É claro que com Wi-fi esse risco diminui, mas é bom lembrar que o titular, além de ter seu nome na conta, vai ter mais responsabilidade.

    2 - Largura da banda era um problema mas, é como você diz, com 100Mbps, dificilmente esse problema vai incomodar. Sei que até roteadores mais baratos já vêm com recurso de limitação de banda para cada porta [física], não duvido que exista algum sistema nesses mais caros para limitar a banda no Wi-fi, tipo, limitar por endereços MAC cadastrados, ou algo parecido.

    3 - Quando precisava de serviço da operadora, se fosse dentro do apartamento, o titular tinha que desfazer o esquema, para evitar denúncia à operadora.

    Esse negócio de compartilhar com desconhecidos não compensa, o risco de alguém f... o titular é grande.

    Não custa reforçar o alerta do Anon 25/09/13 11:07. Isso é ilegal. Aqui em minha região já vi em jornal local notícia com alguém que foi preso, acusado de vender conexão. É certo que uma coisa é compartilhar uma conexão de 100Mbps, outra é assinar essa conexão e vender pontos de acesso.

    Hoje moro em casa, não acho que encontraria alguém disposto a dividir conexão. Mas não estou tão insatisfeito assim com o preço para 5Mbps.

    Seu blog é legal, Sr. Frugal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Numero Oito.

      Legal a sua experiência de quem já compartilhou. Legal que você teve diversos problemas na época que hoje não representam mais tanta ameaça.

      Numero 1: O lance dos cabos acho que não existe mais a possibilidade. tenho wifi aqui em casa, em um lugar seguro alto, e nada desliga ele. Eu nem me lembro a ultima vez que fui ao modem. Se acaba a energia ele volta sozinho e tudo mais.

      E quem tem o nome na conta tem mais responsabilidade mesmo. Ai entre no lance do contrato. Você define as porcentagens de pagamento conforme todos aceitem,

      2- Você mesmo deu a solução. Para quem tem paciência conhecimento e gosta de pesquisar, consegue limitar a conexão, permitir apenas que MACs conhecidos conectem a rede e até bloquear uns sites "pesados"

      3 - Sobre o serviço da operadora hoje em dia não tem mais este risco. A net por exemplo até mesmo dá um roteador junto com a sua linha de internet. Usar roteador nas casas ficou tão comum com os Iphones, Ipads e etc que praticamente toda casa tem um. Eles inclusive estão se adaptando nisso.
      Não existe problema ao chamar um técnico. Diferente de antigamente que vc tinha que desligar cabos, hubs, e conexões.

      Mas a ideia é esta mesmo, milhares de problemas surgirão, e soluções virão também.

      Precisa ver se para cada um vale ou não o resultado.

      É a subjetividade das dicas. Algumas podem servir e outras não.

      Agradeço o elogio.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...