4a24db5f-7cb6-4e14-bf4e-6b706132fffe Manual do Frugal. Seja frugal, viva de forma sustentável, economize dinheiro de forma consciente, fique milionário e encontre a sonhada independência financeira. Seja feliz.

20 de out. de 2013

Frugalidade Extrama. Horta Caseira. A sementeira.

A grande maioria das dicas de frugalidade postadas neste blog são projetos que estou iniciando, ou estão em processo de desenvolvimento em minha vida. Alguns exemplos são a dieta de hipertrofia, internet comunitária, hobbies rentáveis e por aí vai. Creio que nenhum dos projetos citados seja tão complexo quanto a construção de uma horta caseira.


Sempre penso em maneiras de poupar e tornar minha rotina mais frugal, ou como o Mr. Money costuma dizer, fortalecer o meu músculo de frugalidade. Tem dois meses que comecei com a ideia de plantar meu próprio alimento. São diversos os benefícios que uma horta caseira pode trazer, tantos quanto a quantidade de desafios nesta tarefa.

Em meio aos benefícios posso listar:
  • Lista de compras fica mais barata e você diminui sua exposição a inflação, pois estes são os produtos que mais impactam. Lembram do tomate?
  • Produtos naturais, com mais qualidade, higiene, limpeza e saúde. Visto que você irá molhar suas plantinhas com água limpa e sem agrotóxicos que no longo prazo são sinônimos de veneno e doenças na sua vida. 
  • Você diminui a demanda mundial de comida, aumenta a oferta e faz a sua parte na diminuição do custo da comida no mundo. Mais comida é menos fome.
  • As hortaliças também fazem fotossíntese e você ajuda em todo aquele papo eco-chato da camada de ozônio.
  • A plantação é um hobbie para muitos. Pessoalmente eu achei bem legal também.
Em meio as dificuldades posso listar:
  • Espaço.
  • Saber o que está fazendo.
O espaço não inviabiliza a horta, porém ele mudará o que você irá plantar na mesma. É possível até ter uma horta em um apartamento, porém você só poderá ter pequenos temperos que não ajudarão muito a reduzir o seu gasto no supermercado. Para os que tem um espaço médio, de uma casa, com um quintalzinho legal e luz solar as coisas ficam mais interessantes. Você já consegue plantar hortaliças como o brócolis, cenoura, beterraba e etc.

Hoje eu não tenho este espaço na minha casa, porém a casa do meu pai tem um espaço com terra bem legal para este tipo de criação que sempre ficou lá parado infértil porque o velho tem preguiça :). Para você ter noção o solo era extremamente arenoso, cheio de pedras e partes até com concreto em meio a terra que inviabilizavam o plantio de qualquer coisa. Fiquei impressionado na forma que a vida meio que se espalha. Quem viu aquela terra dura e vê agora a terra preta fica impressionado, realmente parece outro lugar.

A primeira coisa que fiz foi enxadar todo o solo, mexer com a terra, retirar o concreto e as pedras e depois misturar com terra boa e adubada que comprei. Não se preocupe. O preço deste produto é quase inexpressivo. Com cinquenta reais comprei cem quilos de terra, que é terra pra caramba.

Isto feito eu plantei as sementes de brócolis, obviamente. Já escrevi neste blog que esta é uma das principais fontes de proteína da minha dieta. Além disso outra questão importantíssima na hora de você escolher o que plantar é a possibilidade de congelar a produção. Imagine o seguinte cenário: algumas plantas possuem estação, e mesmo que não tenham demoram uns cem dias para que você consiga colher alguma coisa. Então você fica sem brócolis (por exemplo) por cem dias, depois tem uma grande produção de brócolis e se não consegue congelar ele estraga em uma semana. Depois você está mais cem dias sem brócolis.

A possibilidade de congelar é um fator predominante na escolha. Brócolis, Cenoura, Couve e Flor, Beterraba são algumas hortaliças que aceitam congelamento numa boa depois de cozidas.

A forma de plantar as sementes é em forma de fileira. Uma atrás da outra. Por que? 

Primeiro que quando a terra de um modo geral não é tão boa você faz covas e enche estas covas com terra adubada que você comprou. Isto garante que mesmo a terra sendo ruim as sementes estarão em contato com terra de alta qualidade, e conforme os dias vão passando e a terra aguada todos os dias de forma igual a qualidade vai passando para todo solo de um modo geral. Outra coisa interessante das fileira é que as plantas meio que se conversam e quando plantadas juntas se ajudam e crescem mais fortes.

Veja um exemplo das fileiras que estou falando que peguei na internet.


Agora veja como ficou a minha horta depois de trinta dias da semente plantada. Um pouco diferente não? :)



Esta são pequenas mudinhas de um mês crescendo, mas onde eu errei neste processo? Sim eu errei. Hoje como você pode ver nas fotos as fileiras contam com poucas plantinhas. Tem umas quatro ou cinco por fileira, nem sempre foi assim. Duas semanas depois do plantio posso lhes garantir que havia umas vinte plantinhas por fileira, uma perto da outra, era até parecido com a foto que peguei da internet.

Só que o que eu não sabia é que não se deve plantar as sementes direto no solo definitivo. As plantas quando estão pequenas são extremamente frágeis, e com qualquer ventinho ou chuva elas já quebram e caem. Durante este mês posso dizer que tirei e joguei fora tantos pezinhos de brócolis que faria qualquer ativista eco-chato chorar :).

Qual a solução? Uma sementeira. 

Qualquer planta que cresça em forma de pé, isto é, para cima, precisa estar na sementeira. O papel da sementeira é você poder transportar os pezinhos para cima e para baixo até que eles estejam fortes o suficiente para serem transplantados ao pedaço de terra definitivo. Quando tem sol e sem vento você leva a sementeira para o ar livre, e quando tem chuva e muito vento você pra dentro de casa.

A confecção de uma sementeira é simples, você compra aqueles tupperwares grandes e faz pequenos furos com a ponta de um prego embaixo para a água vazar e coloca bastante terra boa e com adubo. Depois disso é só plantar as duas sementes e aguar todos os dias. Quando você ver a suas arvorezinhas fortes você abre um espaço de terra nas fileiras e planta os pezinhos. É importante molhar bastante a terra antes do transplante e tentar levar o máximo de terra junto ao pezinho, assim você impacta pouco no ambiente da planta.

De resto não tem segredo, é aguar todos os dias uma vez por dia e ter paciência. Limpar bem o espaço da sua horta e ficar atento a ervas daninhas retirando-as sempre.

Por enquanto não tive nenhuma surpresa na minha horta, como descrevi neste post eu não sou um profundo conhecedor da área, e vou aprendendo de forma empírica, mas garanto que qualquer conhecimento novo que valha a pena ser compartilhado estará aqui. 

9 comentários:

  1. faça sua sementeiras com caixas de ovos, com potes vazios de iogurte, margarina, faça rolinhos de jornal e encha de terra, garrafas pet etc.

    aproveite para usar esses recipientes para produzir mudas por estacas, ex. hortelã, manjericão, couve etc.

    se tive alguma dúvida, pergunte...

    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. poutz, muito bom saber que você manja Victor. É muito dificil conseguir informação de qualidade sobre esta assunto mesmo na internet.

      Quanto tempo uma semente fica na sementeira, por exemplo o jornal que você comentou?

      A sementeira não precisa ser profunda?

      Excluir
  2. Caramba velho, ontem mesmo eu falei com minha esposa pra gente fazer um hortinha aqui no kit net e plantar nossos temperos e saladas (coentro, cebolinha, couve e alface).

    Minha iniciativa foi o sobrevivencialismo e não a questão financeira, mas os benefícios serão emtodas as áreas que você citou (economia, lazer, saúde, etc).

    Parabéns pela postagem. Quando minha horta estiver pronta (vai demorar um pouco) eu envio as fotos pra você.

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. faça isso. temperinhos crescem rapido como praga, é muito bom.

      lugarzinho pequeno, vc coloca uma pimenta, salsinha, até aquele tomatinho pequeno cereja sai.

      eles dao muito.

      vc vai ficar feliz com o resultado.

      Excluir
  3. Uma alternativa bastante utilizada por quem tem pouco espaço no terreno ou mora em apartamento é o cultivo de plantas em hidroponia.
    É bastante simples e barato de se fazer.
    Inclusive pode ser feito com garrafas pet.
    http://tudohidroponia.net/mini-sistema-de-hidroponia-em-garrafas-pet/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. legal, eu conhecia mas nunca havia lido a fundo

      parece um pouco complexo e trabalhoso

      Excluir
  4. Uma outra maneira de você não ficar cem dias sem brócolis ou ficar com uma produção que não consiga consumir, é planejar o plantio. . . Toda semana, ou a cada quinze dias, planta uma semente, faz a mudinha e sua produção será perene.
    Gostei do post! Me animou a voltar a plantar!

    ResponderExcluir
  5. E ai como vai a sua horta? Eu plantei aqui em casa em vasos: rúcula, alface, chicória, couve, salsinha, manjericão e tomate cereja. Acho que daqui a um mês estarei colhendo as hortaliças de folhas. Estou aprendendo, já fiz algumas burradas. Estou pensando em plantar espinafre e brócolis, aqui na minha região é muito caro. Que tipo de hortaliças vc acredita que compensa plantar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, fala amigo

      Fico muito feliz em ouvir isto, a que sua horta com uns temperinhos deu certo.

      Aqui os temperos deram certo, colhi salsinha e o tomatinho cereja, já o brocolis e a couve chegaram a uma altura legal, mas alguma formiga maldita gosta tanto destes quanto eu.

      Quando fica grande ela vai lá e corta tudo no pé.

      Coloquei fumo, mas não adianta, ai na parte do brocolis e da couve eu deu uma aposentada até descobrir um jeito de lidar com isto, é realmente frustante.

      Se eu fosse você investiria em brocolis. A couve vai muito bem em ela, é uma planta forte que aguenta tempo, mas o que aprendi é que os melhores s~~ao os que ficam embaixo da terra. Os mais fortes.

      cenoura, beterraba e etc.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...