4a24db5f-7cb6-4e14-bf4e-6b706132fffe Manual do Frugal. Seja frugal, viva de forma sustentável, economize dinheiro de forma consciente, fique milionário e encontre a sonhada independência financeira. Seja feliz.

22 de dez. de 2013

Frugalidade Extrema. Shampoo natural.

Esta dica de frugalidade tinha tudo para ser classificada como uma frugalidade média ou até mesmo frugalidade fácil se não fosse o medo e o preconceito que envolve este tipo de assunto. Muitas pessoas, principalmente mulheres, tem medo de qualquer coisa que envolva os seus cabelos (claro que na hora de passar formol e tinta na juba ninguém se lembra de ser conservador), por isto eu meio que imagino que esta dica será quase exclusiva aos homens, pois estes tem menos frescura e medo em relação a cabeleira.

Esta dica de frugalidade surgiu da mesma forma que a maioria das dicas surgem: no supermercado.

Havia um certo tempo que eu não comprava shampoo, com as minhas idéias de fazer compras no atacado eu acabo por passar de dois a três meses sem compra-lo e aí como qualquer brasileiro me acomodo e esqueço. Até que esta semana meu shampoo de atacado acabou. Ao contrário do que você possa imaginar comprar no atacado é trabalhoso e principalmente caro. Trabalhoso, pois o local é cheio de comerciantes que fazem das filas lentas e entediantes durante qualquer hora do dia. Caro, pois como o próprio nome diz você precisa levar grandes quantidades ou pacotes grandes, e não existe milagre. Se o item é caro no varejo será um pouco mais barato no atacado, mas ainda será caro, com a desvantagem de que quando vou no atacadista compro de tudo e não só um shampoo e portanto já me vi desembolsando valores absurdos como setecentos reais em uma única compra.

É como eu sempre digo amigo, não existe almoço grátis.

Como neste fim de ano eu não estou com tempo e nem mesmo dinheiro tão alto para ir a um atacadista passei em um supermercado qualquer aqui da minha cidade e fiquei abismado.

Eu realmente não sei se eu não reparava, se o preço deste tipo de produto subiu muito ultimamente ou se eu estou ficando cada vez mais obcecado pela frugalidade, porém é fato que me surpreendo quando vejo um simples sabão para cabelo cujo único propósito é limpar a cabeça com um preço médio que varia varia de doze a dezessete reais. Lembrando que em geral gasta-se um tube de shampoo por mês por pessoa.


Não sei se eu sou chato demais, mas é absurdo um item banal deste custar quase três porcento do salário mínimo brasileiro, principalmente se você é como eu, uma pessoa normal que não é fascinada por cabelo, não fica o dia inteiro na frente do espelho, não fica de palhaçada com a juba, não é ligado em estilo e tendências (me sinto um idiota escrevendo isso) e usa cabelo curto, corta o mesmo uma vez por mês e no estilo soldado ainda.

Claro que você pode me dizer que os shampoos do mercado são plus mega sucker mothafucker with laser, com glutamina, caseína, proteína que vai deixar seus cabelos fortes, musculosos, falantes, bonitos, sedosos contra o vento, e imãs de mulheres, mas a verdade é que desde que nasci já utilizei a maior variedade de produtos no cabelo e ele está sempre aí, a mesma porcaria em cima da minha cabeça.

Eu realmente desconfio da publicidade e das propagandas como aquela dos Cristiano Ronaldo cabeceando melhor por causa do shampoo dele, é meio que tudo a mesma porcaria. Sério, já falei disso no post sobre desodorantes naturais.

Mesmo pasmo em relação ao preço eu comprei o produto no dia, claro, e tratei de pesquisar uma solução natural na web e de fato achei, testei, aprovei, e agora está aqui com vocês.

A receita é simples, barata e rende. Para fazer quinhentos ml eu gastei aproximadamente um real e vinte centavos, o que imagino ser uma grande vantagem se comparado aos quinze reais por quarenta centavos do shampoo normal.

Vamos aos ingredientes:

  • 100 ml de leite de coco. O leite de coco é rico em vitaminas, sais minerais e antioxidantes. Fortifica e retarda o envelhecimento do cabelo. Leite de coco é indicado para quem tem cabelo crespo, para dar maciez e brilho.
  • Meio sabão de coco natural. Neste caso é importante ser natural, pois tem muito sabão de coco que só tem química, aroma de coco e mais nada. Ele é importante, pois faz uma grande limpeza e retira toda a gordura e oleosidade do couro cabeludo.  
  • Uma colher rasa de azeite de oliva. O azeite de oliva é bem conhecido como hidratante para os cabelos, ele atuaria aqui como um condicionador contra os cabelos secos, porém se você tem os cabelos naturalmente oleosos não coloque o azeite. Este pode aumentar a oleosidade dos seus cabelos.
  • Uma colher de vinagre de maçã. Evita caspa, o PH acido balanceia o PH alcalino do sabão de coco e melhora a limpeza e o brilho dos cabelos.
  • 150 ml de água.
Para fazer é simples. Você corta a meia barra de sabão de coco em pedacinhos e coloca para dissolver em uma panela com a água. Em menos de três minutos está feito. Então você desliga o fogão, coloca o azeite, o leite de coco, o vinagre e mexe bem.

Depois disso você coloca dentro de uma garrafa pet e está pronto para ir a sua cabeça. Você agita bem antes de usar para misturar tudo e coloca um pouquinho na sua mão, sem exageros.

A validade desta mistura é um mês e não precisa ir a geladeira.

Simples, fácil e barato. O melhor é que é sem nenhuma invenção. Se bobear a sua avó sempre usou alguma variação deste shampoo a base de coco a vida inteira. A questão é que hoje em dia a propaganda e as industrias de cosméticos querem fazer você acreditar que se você pingar uma gota de qualquer coisa que não seja o shampoo deles, o seu cabelo todo vai cair, jamais crescerá e seu cérebro derreterá.

PS.: Não posso deixar de deixar aqui meus mais sinceros votos de feliz natal, ótimo 2014 com muita frugalidade, dinheiro e sucesso para todos nós. Inicio do ano é sempre bom para criar metas e desta vez mante-las até chegarmos ao nosso objetivo.

Rumo a liberdade e a independência financeira.

11 comentários:

  1. meu cabelo é uma merda. se mantenho rapado em maquina 1 ou 2, beleza. lavo com sabão em barra (caseiro ou não) ou com sabonete e que se foda shampoo.

    mas se cortar de jeito de pentear ou deixar mais comprido q maquina 2, me dá muita caspa e tenho que usar algum shampoo anticaspa monobiceps ou mergulhar a cabeça em vinagre, limão, qqer merda dessa....

    boa dica! se pá, vou experimentar rs.

    abraço,
    Victor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Victor.

      Você que não tem cabelo ai é só rapar mesmo rs. Pra que cuidar de um negócio que você vai cortar no fim do mês.

      O meu tem até penteado e tals, maquina abaixo e tesoura em cima e faço meio que um topete.

      Testa ae, pra voce que tem caspa o vinagre da um jeito.

      Excluir
  2. Essa do vinagre eu já conhecia, é perfeito contra a caspa.
    Eu misturo um pouco de vinagre nesses Monange de 3,50 e é fatal: cabelo sem caspa, limpo e perfumado.
    Muito melhor que o Clear, Loreal, Garnier e outras tranqueiras caras.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Dantas, eu acho demais como produtos do dia a dia que custam menos de um real tem o mesmo papel e as vezes com mais eficiência do que esses shampoos e cremes todos caros e estilizados, plus, mothafucker

      Excluir
  3. Parabéns.
    Retribuo os votos.
    José Claudio.

    ResponderExcluir
  4. Ótimo post!
    Desde os shampoos mais caros que ja utilizei nunca notei nenhuma melhora realmente significativa, a unica coisa que altera é o aroma a textura ao toque que muda um pouco, de resto é tudo igual limpam a mesma coisa.
    Este é mais um tipo de produto que não vale a pena gastar rios de dinheiro, essa alternativa caseira é interessante, mas outra alternativa também são aqueles galões de shampoo de cabeleireiros de 5 ou 10 litros que custam muito barato e fazem a mesma coisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Pobre, os shampoos de cabeleleiro eu usava uns tempos atrás, são bons e etc, mas não são tão mais baratos assim.

      Uns preços chegam a ser mais de cem reais inclusive.

      Excluir
    2. Boas dicas e apareça mais.

      Seu blog é legal, vou adicionar aqui

      Excluir
    3. Vou colocar na minha lista de mudanças para 2014, uma vida um pouco mais frugal.
      Feliz natal e um excelente 2014.
      Caso vc jogue na mega sena da virada e ganhe, não esquece dos amigos do blog. Rsrsrs

      Excluir
  5. eu andei pesquisando sobre o assunto e descobri que há um movimento chamado no poo ou low poo. O no poo, eles resolveram abolir totalmente o uso do shampoo, algumas pessoas utilizam só bicarbonato para lavar os cabelos e vinagre para condicionar. se funciona não sei, mas é uma economia e tanto. há um grupo no facebook sobre o assunto, maioria mulheres, já que você comentou que mulheres não gostam de deixar de usar shampoo, mas no caso delas, é pra ficar com o cabelo mais bonito, já que os seguidores do no/low poo acham que a química presente nos shampoos destroem as fibras capilares, justamente pra vender produtos pra consertar depois (aqueles cremes), muitos sites e vídeos no youtube.
    vou deixar o link aqui aqui de um dos sites, que eu achei ainda mais frugal do que fazer o shampoo caseiro, mas há outros milhares de sites e vídeos sobre o assunto, do povo que deixou de usar shampoo.
    http://veganagente.consciencia.blog.br/xampu-e-condicionador-caseiros/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...