4a24db5f-7cb6-4e14-bf4e-6b706132fffe Manual do Frugal. Seja frugal, viva de forma sustentável, economize dinheiro de forma consciente, fique milionário e encontre a sonhada independência financeira. Seja feliz.

2 de dez. de 2013

Frugalidade Extrema. Academia em casa.

Como eu já disse anteriormente, a maioria dos posts que vem para este blog são pequenos projetos que estou aplicando em minha vida. Eles são testados e se sinto sucesso nos mesmos vem para cá. O que não tenho dúvidas é que com certeza a dica que vem a seguir foi a mais complicada de ser executada. Tanto pelo nível de pesquisa que este post me obrigou a fazer quanto pelo custo para aplica-lo.

Há tempos venho pensando em como eu gasto dinheiro pagando academia mês a mês. Não é um gasto que eu julgue inútil, pelo contrário, gosto muito de malhar, mas sinto que preciso fortalecer os músculos do meu corpo e o meu músculo da frugalidade. Um bom frugal precisa viver com o mínimo de gastos fixos, e imaginando um cenário de crise onde por algum motivo, como a queda no valor dos meus proventos de FII/dividendos, eu precise diminuir meus gastos mensais quero ter a possibilidade de manter minha rotina e hábitos. Outra coisa que me incentivou muito nesta ideia foi o safado do dono da minha ex-academia que em menos de um ano aumentou o preço da academia duas vezes totalizando trinta e cinco porcento simplesmente porque ele quis. 




Eu estava até tranquilo pagando o preço anterior, eu meio que esboçava esta ideia, mas não me sentia suficientemente incentivado para tal. Só que depois destes aumentos, tive a certeza que tinha que pelo menos pesquisar e colocar tudo na ponta da caneta.

Comecei tudo fazendo uma conta simples, dei uma pesquisada em algumas academias e meio que fiz uma média de preços. Cheguei ao valor de oitenta reais mensais. Imaginando que malharei nos próximos cinco anos como eu já o faço há pelo menos outros cinco chegamos ao valor de R$ 4800.

Este será o custo da maromba nos próximos cinco anos, sem considerar inflação, custo de oportunidade e etc., neste caso sabemos que é bem mais do que isto.

Comecei então a estudar as alternativas, e acreditem, procurei muitas. Fazer exercícios funcionais apenas com bola e o corpo, utilizar equipamentos de praças públicas e parques ou fazer exercícios de força com um parceiro ou cordas/elásticos. Conversei com amigos do jiu jitsu formados em educação física e cheguei à conclusão de que todas estas alternativas são ótimas se você quer manter-se magro, porém para melhorar o seu corpo consideravelmente e faze-lo de fato crescer e trincar, você precisa desafiar suas fibras musculares a um nível que é impossível faze-lo sem pesos e sem os equipamentos tradicionais. E como eu sempre digo: ser frugal não é abdicar de nada por simples mesquinharia, é encontrar soluções para a sua necessidade. A minha era marombar pesado em um nível que não dava para fazer fora de uma academia.

A partir desta premissa coloquei em mente que precisaria de equipamentos robustos como os de uma academia, mas obviamente não os mesmos, e nem todos, afinal são MUITO caros e não faz sentido nenhum eu ter uma academia como as profissionais em casa. Não sou nenhum artista babaca, muito menos um idiota. Então começa outra pesquisa árdua, tanto na internet quanto com os amigos de educação física: quais são os exercícios vitais, que precisam de aparelho e que não podem deixar de ser feitos para um marombeiro casca grossa?

Depois de muita pesquisa e raciocínio chego a seguinte conclusão:
  • Supino Reto
  • Supino Inclinado
  • Agachamento Livre
  • Levantamento Terra
  • Mesa Extensora
  • Cadeira Flexora
Obviamente existem outros exercícios básicos, mas podem ser feitos usando uma barra, alguns alteres e sem a necessidade de aparelho algum. Um banco também seria vital para a malhação, então bora pesquisar novamente algum aparelho que atendesse as minhas necessidades.


Logo, depois de muita pesquisa encontro no mercado livre um aparelho maneiro, barato se comparado com a maioria, em desconto de troca de estoque e que me atende completamente. 

  • Valor: R$ 999,90

Feito isto, preciso das barras e as anilhas que para a minha surpresa eram terrivelmente caras. Eis que encontro na internet a loja Tudo Esportes onde o preço de tudo chega a ser metade dos preços praticados no mercado.

  • Valor: R$ 419,12

Gostaria apenas de dizer que não recebi nada de nenhuma das duas lojas, mas fui tão bem atendido nas duas e os preços são TÃO abaixo do praticado no mercado que me sinto no dever de recomendar, estamos em um país onde o serviço é tão lixo que quando vejo um serviço legal quero incentivar. 

Esta é o valor final da minha academia. R$ 1419,02. Como vocês podem ver é um valor pesado que se pagaria em um ano e quatro meses aproximadamente. Outra coisa interessante é que são todos produtos extremamente resistentes. Tanto a anilha de ferro puro quanto a barra são produtos para toda a vida. O aparelho também é bastante bruto devido à carga que ele precisa suportar, logo, creio que seja o tipo de mercadoria que não sofra tanto com depreciação e nem quebrará ou expirará em pouco tempo.

Quando coloco o custo ao lado dos benefícios a ideia de ter uma academia em casa me soou ainda mais atraente:

  • Comodidade de ter uma academia em casa.
  • Treino sete dias por semana a qualquer horário do dia.
  • Diminuo a minha exposição à inflação.
  • Protejo-me de crise. Caso eu precise diminuir consistentemente os meus gastos, não preciso parar de malhar e abandonar a minha rotina.
  • Poupo dinheiro com deslocamento para a academia.

Estes foram apenas alguns dos benefícios que listei de forma bem rápida para vocês, outra coisa legal é que não precisa ser só para você. Sua família pode malhar ou mesmo alguns amigos e se você quiser cobrar um valor simbólico a academia se paga mais rápido ainda. É bom para você que ganha uma graninha sem fazer nada e bom para seus amigos que com certeza pagarão uma mixaria para ter uma academia completinha.

Eu gosto de pensar neste dinheiro como um FII. Gastei R$ 1419,02 e eles me poupam R$ 80,00 todo o mês. Logo o DY deste dinheiro é 5,63%. 
Muito bom se comparado ao meu DY em XPGA11 ( 0,87%). 
Claro que este ativo não sofre valorização, mas o DY ainda assim é ótimo.

Por fim gostaria de postar para vocês a minha série apenas para vocês terem noção de que ela é bem pesada e das possibilidades que são abertas com algumas barras e alguns pesos. Postarei também algumas fotos da pequena academia. Algumas tralhas eu já tinha, outras me deram e outras comprei como já foi descrito.









39 comentários:

  1. Bom post! Cara, uma dica de dois exercícios que não devem faltar: barra fixa (chin-ups), aquelas bem baratas, podem ser fixas no batente. E também, mergulho (dips), pode ser feitos de diversas formas, apoiado em um banco, duas cadeiras, ou mesmo uma estrutura de canos pvc (mais caro).

    O bom desses dois exercícios é a progressão, quase 'infinita', imagina fazer barra com uma mão só, segurando 20/30kg extras, você vai levar uns bons anos para chegar lá, sem gastar mais um tostão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso ai cara, a gente vai aperfeiçoando o treinão, mas a certeza é uma só gratis para sempre.

      abraços

      Excluir
  2. Excelente! Só uma dúvida: quanto espaço toma esta academia? Aqui em casa é meio apertado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Anon. A academia fica aqui na sala de casa. Moro sozinho e não ligo muito pra estilo, decoração e nem separação de espaços.

      Eu ligo mais para que seja um lugar legal e confortavel.

      A academia ocupa respectivamente 2,70 metros de altura por 2 de largura.

      Não é muito. Qualquer quartinho idiota de bagunça tem isso.

      E não tem nada amontoado. Está bem espaçado para malhar. Se houvesse necessidade dava para apertar bem mais

      Excluir
  3. Excelente post!
    Agora, não sei você Sr Frugal, mais eu já não consigo ficar sem meu Whey e mais alguns suplementos básicos, você toma? leva isso como gastos fixos?
    E tenho a mesma dúvida do Anônimo acima, ocupa muito espaço?

    Abraços e parabéns.

    pobreestagiario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Estagiario. Agradeço as palavras. Respondi a pergunta la no anonimo.

      Sobre a suplementação, não tomo nada.

      Acho pouco efetivo. Só acho valido fazer uma suplementação quando sua dieta foi explorada até o limite e você a segue na risca.

      Eu ja fiz um post sobre a minha dieta.

      Da uma olhada. Eu vivo na base de arroz e brocolis.

      http://manualdofrugal.blogspot.com.br/2013/09/frugalidade-extrema-escolha-da-dieta.html

      Abraços.

      Excluir
  4. Excelente post frugal, acho que se nos encontrássemos ao vivo teríamos umas ideias legais para trocar. Meu treino de rua está dando excelentes resultado, vou postá-lo semana que vem.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Thales, esperando ansiosamente pelo seu treino de praças. Quem sabe complementa aqui.

      De fato, faz falta trocar ideia com alguem que pense parecido. Pow, é complicado pois quase ninguem entende essa necessidade de cortar custos, aportar e ser frugal.

      Sou zoado até pelo meus pais que ficam falando que vou levar dinheiro para o caixão e não aproveito nada.

      É complicado. Talvez em um futuro a blogosfera consiga se encontrar sem riscos e sem trolagem.

      Abraços

      Excluir
  5. Ola Mister Frugal, deixa eu dá uns pitacos...
    Abandonei todos exercícios de braço, comprei o par de anéis de ginastica(no ebay), e entrei pra comunidade "friends don't let friends do curl (amigos não deixam amigos fazer rosca)", e finalmente comecei a ter desenvolvimento nos braços, só com dips, chin up e pull-ups....e ainda existe outros exercicos como let me ups, push up com os anéis.

    Se vc realmente faz landmines, devemos ser os únicos 2 do mundo, kkkkkk alias fiquei até supresso de ver alguém interessado neles, só faço o single-arm ajoelhado, penso que usa mais os ombros e o core pra estabilizar o peso, alias nem considero o landmines 360 um exercício de abdominal, pra mim movimenta todo corpo acima do quadril, inclusive braços, trapézios e etc....

    Não quero ser (mais) chato, mas vejo muitos alertas sobre a remada alta, não faço, mas faço um Power Clean, que acaba tendo um movimento parecido, só que vc não chega a levantar até o peitoral, vc tem que agachar bem antes e pegar o peso. E o levantamento terra? Pelo que aprendi o movimento que mais usa os músculos do seu corpo é o levantamento terra, é o seu exercício de maior resistência(peso), se não for( ex: tá usando mais peso no supino que no deadlift), tem algo muito errado com oq vc tá fazendo.

    Outra parada que tó de olho é no Sled, treno, pra um pobre frugal é complicado, compra um aqui na Rep da Banana, é aquele precinho que sabemos, tem que usar a criatividade pra tentar adaptar...mas o conceito básico de aplicar resistência empurrando e puxando persiste, só que é com um treno, um bônus é que a mulherada que tá adotando o sled é sensacional (Dica: google imagem ;P)!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Bruno.

      Com certeza você agregou demais. Manja muito e ajudou bastante.

      Você não faz a rosca porque não acha eficiente ou apenas pela aparelhagem mesmo? Converso com pessoal e todos recomendam muito rosca direta, concentrada e etc.

      Landmines são demais, são os exercícios que eu mais gosto. O 360 sente tudo. Ombro trapézio, abdomem, tudo, é sinistro.

      O power clean é legal porque é bem mais completo que qualquer remada, o complicado é que eu não consigo hehe. Se eu meto carga nele fica tudo dificil pra fazer me entorto você faz de boa?

      Sobre o levantamento terra é isto mesmo. É que eu escrevi errado. Botei agachamento livre e agachamento terra. Viajei ali. Até porque se você fizer agachamento terra vira o mesmo exercício de agachamento livre. Passou batido também porque eu não tenho levantamento terra na minha série.

      Já foi corrigido.

      O sled da pra fazer vários exercícios?

      Cara, agradeço muito sua ajuda e seu conhecimento. Apareça sempre pra dar uma força. Se quiser da uma olhada na minha dieta que passei para o estagiário e vê se você encontrar algo errado. Ou algo pra melhorar.

      Valeu mesmo.

      Abraços

      Excluir
    2. Esqueci até de dizer que tb me exercito em casa, mas não adquiri o power rack e o banco, então tive e tenho que me adaptar sempre.
      Pra fazer o Overhead Press(OHP), sem o rack, eu tenho que usar o Clean, eu quero somente por a barra na altura do ombro, nem faço um agachamento completo, e nem assumo a posição da barra tipo agachamento frontal, até pq meus braços são grandes, meu pulso não é flexível, tanto é que quando quero fazer agachamento com o peso na frente, faço ou o Zercher squat ou Frankenstein squat! Mas o interessante é vc praticar com a barra vazia, depois ir acrescentando peso, e vc pode fazer o movimento ao contrario, do final pro começo, ajuda a pegar as manhas, mas de todo jeito, eu sempre revejo vídeos de todos exercícios que faço, e fico me corrigindo, eu nunca acho que estou com a forma 100% certa! Alias, meu "aquecimento" é realizar os movimentos do dia com a barra vazia ou com pouca carga, é aquecimento & preparação e correção de forma, nada de esteira, bicicleta, o tempo que perco fazendo isso, tó treinando o movimento, preparando meu psicológico e sistema neuromuscular pra carga pesada, diminuindo risco de lesões!
      E o snatch? Nem sei como se chama em PT-Br, eu acho mais difícil que o Clean!

      Eu tinha uma visão da musculação à bodybuilding, e nunca saia do canto, tudo bem que minha alimentação não ajudava, depois que conheci o stronglift e li o livro starting strength, mudei radicalmente, e tipo a galera (nos fóruns e reddits) ODEIA rosca, kkkkkk, o lance é que os movimentos tipo o deadlift, prensa horizontal e vertical ( OHP e o supino), usam os bíceps e tríceps de boa, se vc fizer os pull-ups e o chin-ups então, o chin-up é uma rosca usando seu corpo como peso! Se vc tem tempo pra se dedicar, faz de boa, agora se vc só tem aquele tempo restrito, ou tá viajando... podemos até usar o principio de Pareto aqui, com 20% dos movimentos( Deadlift, agachamento, supino e pull-ups ou chin ups) dá pra vc alcançar 80% dos resultados...ai se vc tem tempo disponível, dá pra ir colocando outras coisas, pessoalmente, não faço mais nada só pra braços, e não tenho que reclamar.
      Expondo minha opinião pessoal, teve uma pesquisa divulgada esse ano, acho que até nacional, que o resultado mostrou pessoas que tomam anabolizantes e Não Fazem Nada, ganham mais massa muscular que aqueles que malham "limpos"...e agente sabe que muiiita gente do meio Bodybuilding( profissionais e amadores) tá virado no anabolizante, então eles inventam tanta coisa, isso pra isolar o musculo x, aquilo pra pegar o musculo x de outra posição, maquina que faz isso e aquilo...pra mim, essa pesquisa confirmou oq eu pensava, é tudo placebo, se os caras não fizessem nada, ia ter o mesmo desenvolvimento muscular! Acho que vc já sabe que tem indústria de suplementos, de revistas, de academias e prof. de educação física....sempre inventando moda pra ganhar dinheiro!
      Já falei pacaralho ;P
      Sobre sled dá uma olhada nesse pdf
      http://www.lucharilla.com/wp-content/uploads/2011/05/Sled-Pulling-2011.pdf
      Meu sled = (mini) Cama elástica fudida com a corda de pula corda, boto as anilhas na cama e vou puxando kkkkkkk.

      Excluir
    3. O Sled ta show, muitas variações, precisa só de um espaço.

      Outra coisa que sempre ficou na minha cabeça foi o lance de suplementação e anabolizantes. Qual o limite para chegar limpo com uma dieta extrema e regrada. É possível ficar com um corpo legal?

      Excluir
  6. Impressionante, eu sempre quis ter como treinar em casa. E ter algum resultado.

    Marcando pra ler depois.

    ResponderExcluir
  7. Era interessante fazer uma postagem sobre quem perdeu a confiança nessas táticas de economia. Sempre existe aquela pessoa que tentou, tentou e tentou, mas não deu certo. Daí ela se acha a pior de todas as pessoas. É o inverso da ostentação. E às vezes faltou apenas tentar mais uma vez.

    ResponderExcluir
  8. Baixa o livro do ross enamait no meu blog. Comprei a roda essa semana, to esperando chegar. Aqui na academia do condo tem uma porra de academia porca, ja pedi pra comprar uma barra e anilhas. Tirando isso, roda e corda, desnecessario outro equipamento... Antes, eu usava uma barra caseira de cano e lata com concreto, nunca pesei aquela merda, mas acho que era uns 40k.

    E a horta, como ficou? Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Victor, tudo sussegado?

      Baixei o livro assim que você disponibilizou, só não conseguir pegar pra ver com calma e fazer uma série legal.

      Essas academias de condominio são um lixo, não tem um monte de coisa, e prioriza os gordinhos com esteiras e bicicletas.

      Essa lata ae é tipo cadeia uahuahua.

      Cara a horta ta me deixando é puto. Ela tava muito boa, bonita, ae como te disse alguma praga tava cortando minhas brocolis e couve no talo.

      Borrifei fumo contra formigas, não achei nenhum formigueiro por perto e como você disse formigas levam as folhas cortadas para o formigueiro, essa praga ai só corta.

      Sadica da porra parece que ta fazendo isso só pra me emputecer.

      A horta ainda está legal, porém antes eu tinha dez pezinhos estou com quatro de brocolis.

      Eu tinha 4 couves e agora estou com 3.

      O engraçado é que essa praga não ataca o tomate cereja e nem a cebolinha.

      Ahh, no blog eu só escrevi do brocolis, estes outros foram amigos que tinham horta e eu nem sabia, foram me dando mudas.

      Abraço

      Excluir
  9. Feliz natal Sr. Frugal!
    Tudo de bom!

    ResponderExcluir
  10. Frugal, eu também imaginava que "não era possível atingir as fibras musculares mais profundas" (o que 99% dos profissionais de educação física acreditam) até conhecer a filsofia "superslow" aplicada aos exercícios calistênicos (bodyweight). Isto posto, tinha pago em 2010 R$ 1.200 em pesos, barras e banco (comprados também online na Tudo Esporte de Curitiba), tinha o ab-wheel, tinha dumbbells (halteres), bandas elásticas, enfim, toda essa parafernália QUE GRAÇAS A DEUS vendi e não perdi muito, do que tinha fiquei apenas com 2 colchonetes que utilizo para fazer "Janda sit ups" e o par de apretrechos para flexão, que retiram boa parte da carga do corpo do punho em 90 graus. Resumindo, consegui MUITO MAIS MÚSCULOS treinando HIT num dia e volume no outro, 6 vezes por semana, comendo no máximo 100g de proteína ao dia, muita salada e poucos carboidratos, com 5 exercícios básicos (esses são os que dão a ilusão de mais músculos mesmo não sendo gigante): flexões diamante (diamond pushups) com os pés elevados em uma cadeira ou banco, flexões com aos braços bem abertos (wide grip/neck press push ups) para peito, tríceps e ombro, barra fixa (chin ups) para bíceps e costas, agachamento livre (bodyweight squats/pistol squats) para pernas e panturrilha burrinho (donkey calf raises). Esse resumo aí te dá aquele visual hollywood (hollywood look), sem ser bombadão, mas com a cintura fina e costas largas (V-shape - costas em V).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Marcelo

      Não entendi, a sua série são apenas estes cinco exercícios?

      Você faz os mesmos exercícios todos os dias?

      Como você faz com as cargas, uma hora o corpo vicia certo?

      Você muda de série com o tempo?

      Excluir
  11. Sim Frugal, faço os mesmos exercícios todos os dias. Exemplo: segunda-quarta-sexta: todos esses 5 exercícios com 2 a 4 séries (sinto como estou no dia) com super slow (5 segundos descida e 5 segundos subida). Terça-quinta-sexta: treino de volume, cadência rápida (1 segundo subindo e 1 descendo), muitas repetições (já cheguei a 300 de cada). Esse papo de "overtraining" é balela. O corpo precisa de muito estímulo para crescer, principalmente um cara alto e magro feito eu. Antigamente eu era adepto dessa baboseira de suplemento, bulking, treino 3x na semana, rosca, tríceps, etc, mas nunca vi tamanho desenvolvimento fazendo esses exercícios compostos diariamente. Em 10 meses treinando como "overtraining" ganhei muito mais músculos que em 3 anos de academia TENTANDO ganhar peso. Também não creio mais nesse negócio de confusão muscular, outra balela. Se você quer ser bom no golfe, você pratica tacadas todo dia, o quanto mais pode, certo? Pois é, se quer ganhar músculos e ficar bom num exercício, é só praticar o máximo que puder. Como só como 2 vezes ao dia (quando quero ganhar massa, 3), tenho energia de sobra. Vivo naquele estado de "adrenalina", ligadão, e, à noite, como minha "recompensa" por ter treinando bem e me alimentado pouco (almoço frugal), posso comer como um rei sem ganhar uma grama de gordura, além de dormir como uma pedra. Cara, sinceramente, em termos de fitness, músculos, etc, nem perco tempo com sites brasileiros, só vejo os gringos. dica: leangains.com, rippedbody.jp, skinnyfattransformation.com, todos em inglês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Marcelo. Primeiramente gostaria de agradecer o trabalho que você teve para escrever tudo e o conhecimento que você passou.

      Pode ter certeza que os sites que você passou serão muito estudados. Não conheço este método, mas lerei.

      A questão amigo, é a seguinte. Não me leve a mal, mas vira e mexe aparece um treino novo milagroso da moda.

      Sabe, deve um tempo que era Heavy Duty, depois a moda virou cross fit e etc.

      Não estou dizendo que nenhum funciona, mas o bom e velho pesos e anilhas está ai desde a época do nosso amigo Arnold e antes.

      Vou ler muito o seu método como fiz com o cross fit até ver que muita gente que treinava cross ficava magrelo definido, se eu ver que seu método é bom mesmo posto aqui com certeza.

      Eu só acho estranho, fazer sempre os mesmos exercicios mais de uma vez por dia, imagino que o limite do corpo chega rápido sei lá.

      Mas é ideia de leigo mesmo.

      Vou ler os sites que você passou e depois posto com mais clareza.

      Valeu

      Excluir
    2. Boa noite. Eu estou traduzindo o rippedbody.jp para o português, com a autorização do Andy Morgan, inclusive tem um link no site dele para o meu. O endereço do meu site é: www.dietaemalhacao.com.br, espero que vocês gostem. Valeu!

      Excluir
  12. Sobre o "visual hollywood":

    http://www.life-without-fat.com/lean-hollywood-look.html
    http://hollywoodphysique.com/
    http://www.fitmole.org/abercrombie-workout/

    dica: as mulheres preferem 1000x o "visual hollywood" ao visual "bombadão inchado"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma dúvida Marcelo.

      O visual Hollywood é o que eu busco também. Não quero ficar gigante.

      Como você faz isso. O que tem que fazer é diminuir a BF do corpo.

      Como você faz isso? Malha sob regime?

      Minha dieta, tem muito carboidrato para o crescimento mesmo. O que você faz?

      Malha só na base da proteina para rasgar e não ganhar gordura.

      Faz muito aerobico também?

      É malhar forte, na base do regime?

      Abraços

      Excluir
  13. Fala Frugal, respeito sua opinião, o treino com pesos te dá sim muito resultado, porém, Eu adotei como estilo de vida o treino calistênico (peso do corpo), que era a base de treino dos Espartanos e Romanos. Os famosos "push and pull" (puxar e empurrar), que são, flexão (empurrar) e barra (puxar).

    Pensa num cara que já treinou de tudo quanto é jeito com pesos. Alto volume e pouca frequencia (Arnold), alta intensidade e baixa frequencia (Mike Mentzer Heavy Duty), alto volume + alta frquencia (German Volume Training), HST (Hypertophy Specific Training), e etc... é ÓBVIO que tive resultados. Nesse tempo, fui de 78 para 92 (tenho 103cm de altura), porém, fiquei com aspecto de falso magro, você tem muita gordura e pouca massa muscular (skinny-fat). Quando adotei o intermittent fasting (jejum intermitente, basicamente: pular o café da manhã), mudei minha alimentação para 2 refeições ao dia (almoço e janta) e coloquei mais GORDURA e DIMINUI os carboidratos, aí sim minha gordura derreteu, ganhei músculo (lógico que não como se estivesse comendo 5000 calorias ao dia) e consegui os famosos six pack (quadradinhos) na barriga.

    REPITO, para mim, essa rotina de calistênicos dia após dia me deu mais massa magra que tudo o que já tentei, isso sem whey, creatina, sem se estufar de malto, proteína, etc. O que acontece é que o carboidrato dá pico de insulina, que inibe o GH (hormônio que queima gordura, além de milhares de outras funções). A gordura não, ela fornece energia devagar, e não dá pico de insulina, não te deixa com fome depois de 2 horas de ter almoçado, assim que só almoço e janto, simplesmente fico satisfeito até a próxima refeição. DE VEZ EM QUANDO, quando quero ganhar uns 2 quilinhos, meto abacate com limão e açúcar mascavo à tarde, ou como mais carboidratos (batata doce) à noite.

    Cara, Crossfit funciona, mas eles mostram os 20% que tiveram sucesso, e os outros 80% que falharam, entende? Você tem que achar uma rotina que você GOSTE, pra você pode ser treino com pesos livres, para mim calistênicos, para o Zé, TRX (ou argolas), para o João, elásticos, para a Maria, máquinas, enfim...

    Para terminar, vim parar no seu site, porque sou muito frugal e minimalista, e no meu caso, pretendo levar meu estilo de vida para o resto da vida = exercitar-se todo dia, alimentação frugal de dia e mais pesada à noite, não gastar com coisas que não preciso (por isso que vendi meus pesos, etc, entendeu? Se eu gostasse mais deles que calistênicos, não teria vendido não), e APROVEITAR A VIDA! :)

    O que mais te recomendo é aquele Skinny Fat Transformation.com, a maioria das coisas que o cara posta lá aprendi em vários sites e ele reuniu tudo lá, mas é muito simples, é o que postei acima para você.

    Visual Hollywood, "visual de praia" = ombros e costas largas, peito quadrado (e não "tetudo" como do Arnold), panturrilha do tamanho do pescoço e bíceps destacado. Você NÃO consegue isso com Agachamento + Supino + Desenvolvimento Militar porque essa rotina é típica de um powerlifiter. E sim, o hollywood look tem muito a ver com alimentação. Eu praticamente como a mesma coisa todo santo dia, só saio da rotina quando vou na casa da minha mãe ou na sogra. Basicamente coxa de frango, brócolis, espinafre, cebola, alho e ovos (inteiros), azeite. Dica: alimentos que aumentam a testosterona e não dão pico de insulina. Às vezes carne vermelha, couve, batata-doce (ou arroz, que gosto muito), bacon, ovos, azeite.

    ResponderExcluir
  14. Errata = 193cm de altura

    ResponderExcluir
  15. "Cardio" só faço umas 2 semanas depois de algum evento que comi (ou bebi) demais e ganhei gordura. Exemplo: natal e virada de ano, todo mundo se estufa e é difícil manter. O que faço? Pego 2 semaninhas de volta a alimentação normal, faço o treino E DEPOIS DO TREINO dou tiros de corrida na subida (no meu caso, tem grama inclinada perto de casa), daí volto andando respirando, dou outro tiro (com muita intensidade mesmo), até completar uns 10, quando estou praticamente exausto. Após isso, já to com o "tanquinho" de volta, aí só mantenho na alimentação mesmo, senão vai fazendo cardio fica muuuuito definido, "secão", minha esposa não curte não rs.

    ResponderExcluir
  16. Fala Marcelo, cara suas dicas são ótimas, muito boas mesmo. Vou tentar adapta-las a minha rotina.

    Eu não sei se você viu, mas tem um post para trás sobre a minha dieta para hipertrofia. Se você puder dar uma olhada e me dizer o que acha. Acho que vai gostar, pois nossas dietas são bem parecidas.

    http://manualdofrugal.blogspot.com.br/2013/09/frugalidade-extrema-escolha-da-dieta.html

    O que eu to pensando é em cortar os carboidratos como você disse, mas o que me ferra é o que eu comentei lá no post é que eu faço cardio pra caramba com o Hap-Kido, o Jiu Jitsu e o MMA.

    Então quando corto o carbo fico magrelo quase um usuário de crack.

    Se eu meto carbo acabo ganhando gordura, enfim não consigo dar uma corrigida nisso.

    O que eu pensei. Cortar completamente o carbo e regaçar de whey protain isolado e MUITO treino forte com pesos, mas MUITO mesmo.

    Assim eu não emagreceria como um craqueiro e não acumularia gordura, mas o foda é que esses treinos de lutas me fodem mesmo.

    As vezes fico quatro horas treinando. É muito difícil não emagrecer assim.

    ResponderExcluir
  17. Ah uma dúvida. Quando você diz que tirou o carbo e colocou gordura. Você fala de gordura mesmo.

    Tipo bacon, calabresa e coisas pesadas assim?

    Ou a gordura natural da carne que um bife tem ?

    ResponderExcluir
  18. Que bom que gostou das dicas, Frugal. Realmente, para mim, elas valem ouro. São fruto de muita pesquisa e experiência própria.

    Eu já tinha visto a sua dieta para hipertrofia e achei muito boa, sinceramente, não mudaria nada não, pois como você disse, está treinando pesado (luta + pesos) e, se você retirar os

    carbos, digo por experiência própria, você vai ficar sem energia, vai atrapalhar seu sono, trabalho, vem a fadiga, estresse, fraqueza, falta de libido, etc "usuário de crack", rs). Isso

    porque treinar com pesos não chega nem perto do treino aeróbico que é a arte marcial (já treinei Jiu, MMA e Thai e sei como é puxado).

    Quando eu queria ganhar peso (gordura + músculos) eu fazia shakes de 1500 calorias, funcionava que era uma beleza, mas a pança ia lá não sei aonde também. Isso que é chato.

    Você ganha 2cm de braço e 4 de pança. mais 1 de braço e mais 3 de pança. Aí não dá... eu descobri que a gente que come e ganha mais gordura temos os hormônios

    desbalanceados, e nesse ponto é bom dar uma cortada nos carbos porque são eles (junto com o açúcar) que mais interferem.

    Descobri também que a maioria dos xampus, sabonetes, desodorantes, recipientes plásticos, contém xenoestrogênios que aumentam o estrogênio (hormônio feminino) e diminuem a

    testosterona. Por isso que comecei a pesquisar sobre produtos naturais, etc., e daí faz pouco tempo descobri seu blog. Hoje em dia eu já uso bicarbonato para muitas coisas, inclusive

    para escovar os dentes (uso com um pouquinho de creme sem flúor). Também só uso recipentes de vidro para guardar alimentos e água. Sou bem radical nesse ponto de saúde. saí

    daquela mentalidade de bodybuilding (6 refeições ao dia, só pensar em comer e academia) e passei mais pro lado fitness (ter um corpo legal e, em primeiro lugar, saudável, viver bem e

    bastante).

    O que eu acho legal que você poderia fazer para ganhar massa e perder gordura seria o carb cycling (ciclar carboidratos), no site do rippedbody.jp, onde aprendi isso, seria assim: no

    dia de treino com pesos (ganhar músculos) você come mais calorias, sendo mais carboidratos e proteínas e bem pouquinho gordura (tipo só 2 colheres de azeite nas saladas), e nos

    dias de treino mais aeróbico (lutas) você come menos calorias (para queimar gordura), sendo mais proteínas e gorduras e bem pouquinho carboidratos (tipo 2 batatas médias ao dia).

    Isso aí funciona que nem mágica viu. Se seguir certinho o cara trinca a e ganha massa. Já naquele site do hollywoodphysique.com fala em não comer carbos (a não ser os dos

    vegetais verdes apenas) durante a semana e no domingo comer carboidratos à vontade. Esse aqui pesou pra mim, pois no 3º dia sem carbo e treinando pesado já sentia os sintomas

    da fadiga (falta de glicose/carbo).

    Então, se quiser perder mais a gordura (secar) e ganhar um pouco de massa no processo, eu te aconselho a comer apenas 2 refeições ao dia (almoço e janta), sendo o almoço mais

    lotado de salada e gorduras e um pouco de proteína (exemplo: 30 gramas) e um jantar pós-treino mais "pesadão", tipo: proteínas e gordura à vontade, uam porção generosa de carbos

    (arroz ou batata-doce) e menos salada.

    Você vai ver que vai ficar mais alerta, agressivo (nas luta, por exemplo), mais disposto, não quer deixar as coisas pra depois, tudo isso porque a adrenalina e o GH estarão correndo

    livres e soltos no seu corpo, que é o modo natural de "caça à comida" dos nossos ancestrais.

    Minhas fontes de gordura são praticamente as da própria proteína animal gorda: carne vermelha seria a carne moída ou coxão mole, frango seriam as coxas, ovos inteiros, carne de

    porco raramente (seria a bisteca), peixe seria a sardinha. Fontes só de gordura: azeite, manteiga (frito as carnes nela), bacon, abacate.

    Enfim, só tentando mesmo pra saber o quão livre você se sente nesse estilo de vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo fantástico cara. Você manja muito.

      Antes de qualquer coisa. Você disse que escova os dentes com bicarbonato de sódio. Não faça isso todos os dias. O bicarbonato limpa e branqueia por corrosão, isto é, ele vai removendo o esmalte dos seus dentes como se fosse um polimento de carro, sacou?

      Fazer isso todo dia vai acabar com seus dentes, cuidado. Meu dentista falou que uma vez por mês é seguro, e falou do bochecho com o bicarbonato e não a escovação.

      Agora sobre a dieta. Meu objetivo é rasgar mesmo, quero trincar exatamente como nos sites que você mandou. Não quero ficar grande, pois se eu ficar perco velocidade e alongamento. Falando de lutas.

      E outra, eu luto em competições no peso 64 Kilos. Você pensa que frango, mas o José Aldo luta nesse peso e o cara é um monstro, uma tora.

      Portanto o que eu quero de qualquer maneira. 6% de BF. Assim chego nos 70 kilos rasgado, e desço pros 64 por desidratação de boa.

      Vamos lá, o que vou fazer baseado nas suas dicas.

      Primeiramente, eu treino todos os dias. Tanto pesos, quanto artes marciais. Os pesos eu até retiro para 3 vezes por semana, mas artes marciais não tem jeito, é todo dia de segunda a sábado. Guerra é Guerra rsrsrsrsrs. Cada dia que falto, outros mil treinam e me pegam na omoplata no treino seguinte rsrsrs, então vou fazer assim

      Corto o café da manhã, como você disse, faço um jejum intermitente.

      Almoço. Salada, Azeite, e Carne. Uma colher de arroz pra fechar o carbo levinho, mas bem pouco mesmo.

      A noite. Frango, brócolis, arroz integral em maior quantidade, sem salada.

      Vou ficar assim um tempo, porém, neste momento, estou perdendo umas gorduras de dezembro e da virada de ano, então é carbo zero e eu tenho que vencer o meu corpo fadigado.

      Ta tudo na cabeça.

      To pensando em ficar um mês nessa carbo zero. O que eu to pensando em fazer neste momento. Uma vitamina leve de fruta manhã e de noite. No almoço, salada, carne.

      Só.

      O meu medo é nessa carbo zero é de novo, emagrecer pra caralho e perder músculo, por isso estou pensando seriamente em comprar um whey nacional bem barato na new millen e tomar a noite junto com a vitamina antes de dormir.

      E regaço de treinar os ferros.

      Vou manter esses músculos na marra :)

      Que vc acha?

      Excluir
  19. Acho que você pegou o espírito da coisa. Realmente, para secar, estaria show.
    Só acho que irá gastar dinheiro com Whey à toa, pois o que mantém os músculos são o treino forte e pesado, existem centenas de estudos mostrando que proteína adicional não ajuda na construção muscular (é mito: http://www.truthaboutprotein.com). Quando você treina pesado seu corpo recebe um sinal de que precisa manter ou construir mais músculos para lidar melhor com aquela futura situação. Se você estiver ingerindo de 80g a 120g de proteína só com alimentação, simplesmente estará jogando grana fora com proteína extra.

    Cara, eu também prefiro me dedicar muito mais à luta do que musculação. Nesse quesito, seria interessante baixar os pesos para 3x na semana senão seu corpo pode não conseguir se recuperar do esforço demasiado.

    Essa idéia tua aí de ficar nos 70 trincado e depois só desidratar para lutar na 64 é uma boa, o duro é por em prática, hehe, meu amigo sofria para baixar de 85 para 76, rs.

    Resumindo, ao longo de que você treine pesado para manter os músculos, faça cardio (luta) e diminua os carbos, você irá manter/ganhar massa e perder gordura, isso é fato.

    Ah, e quanto ao bicarbonato, eu não escovo diretamente todo dia não, já li que é prejudicial também, eu faço uma mistura que leva água sanitária, o creme sem flúor e um "toque" de bicarbonato, e uso até acabar (não ponho diretamente a escova no bicarbonato para escovar).

    Valeu aí brother, sucesso nos treinos e depois poste aí os resultados.

    ResponderExcluir
  20. Valeu pelas dicas parceiro. Até mais.

    ResponderExcluir
  21. Ah, e parabéns pelo site! Continue com os ótimos artigos sobre frugalidade. Abraço!

    ResponderExcluir
  22. Bem legal o post!

    Economizar sem abrir mão da qualidade e ainda fugir do trânsito pesado das grandes cidades... interessante.
    Como sugestão te indico a compra de um kettlebell, muito bom para manter o condicionamento.
    Abraço.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...