4a24db5f-7cb6-4e14-bf4e-6b706132fffe Manual do Frugal. Seja frugal, viva de forma sustentável, economize dinheiro de forma consciente, fique milionário e encontre a sonhada independência financeira. Seja feliz.

17 de nov. de 2013

Frugalidade Fácil. Amaciante de roupas natural.

Como eu já disse no post anterior produtos de limpeza são caros e rendem pouco. Você que não mora com a sua mamãe sabe exatamente do que eu estou falando. Com certeza você gasta uma grana para suprir suas necessidades mínimas de limpeza (imaginando que você seja um ogro que vá até o limite da sujeira) e querendo ou não é um dinheiro que não proporciona qualquer aumento na sua qualidade de vida.

Portanto não se assuste com a quantidade de posts que virão em relação a este assunto. Produtos de limpeza são umas das principais fontes de economia para nós frugais e o melhor é que é uma economia que não trás qualquer mudança no nosso padrão ou qualidade de vida.

Explorando um pouco mais este assunto falarei de amaciante de roupas neste post. Infelizmente este é um produto que não parece ter muita utilidade no seu dia a dia, mas acredite, você sente a falta dele se não o utilizar. Tentando encontrar o melhor modo frugal de ser eu experimentei não usar amaciante. Sempre pensei que não faria muita diferença, mas o complicado é que dependendo do tecido a falta de amaciante lhe pinica o dia inteiro. Ainda tentando ser frugal experimentei comprar aqueles amaciantes bem baratos vendidos em atacado, desta vez terminei com um monte de roupa boa manchada. Enfim, é um produto chato de trabalhar mesmo.



Na busca da melhor receita para o manual do frugal encontrei o melhor amaciante de roupas que eu poderia querer, e o mais legal, com produtos que são praticamente contratações europeias no time de futebol de frugalidade. O bicarbonato de sódio e o vinagre, ambos já foram usados neste blog para fazer desodorante e desinfetante.

A receita abaixo é para uma máquina de lavar cheia, ou seja oito a dez quilos, portanto você adapta esta receita para a quantidade de roupas que for lavar, exatamente como faz com o amaciante normal.

  • Meio copo de bicarbonato de sódio. O bicarbonato de sódio reduz a estática das suas roupas, e ajuda no branqueamento e desodorização das mesmas.
  • Meio copo à dois terços de vinagre branco. O vinagre branco age como amaciante nas suas roupas, retira aquele cheiro de mofo de roupas velhas, retira a mancha de roupas coloridas, e manchas amareladas de roupas brancas e por fim ele retira aquelas manchas de suor dos colarinhos das camisas sociais. Não se preocupe com o cheiro de vinagre nas roupas, o vinagre branco não deixa cheiro algum, eu garanto, se você não acredita experimente!
O que eu faço é colocar estes dois ingredientes em um balde (prepare-se vai borbulhar) e então no ciclo de lavagem coloco tudo de uma vez e deixo a máquina trabalhar. Outra coisa importante é usar a secadora da máquina por um tempo caso contrário o sol irá endurecer as suas roupas.

É tão simples quanto eu descrevi, é eficiente, barato, sustentável e não mancha. Não poderia ser melhor. Nestes tempos de crise e inflação onde qualquer coisa aumenta legal no supermercado de um dia para o outro eu gosto de saber que a minha própria inflação é MUITO menor do que a inflação média do brasileiro. É muito bom saber disso também nos investimentos, afinal, eu não preciso me matar para bater a minha própria inflação, pelo contrário, qualquer titulo besta do tesouro direto que rende doze porcento ao ano me dá segurança com folga para eu trabalhar.

Se você quiser ser ainda mais frugal e nem usar a máquina dê uma olhada nas dicas deste vídeo. É impagável e vale a cada segundo.


Abraços.

13 comentários:

  1. Qual o custo disso aí? O vinagre é de alcool ou de vinho? estou achando que sai mais barato comprar o amaciante mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segue o valor do preço que eu paguei:

      Vinagre branco de álcool da marca Toscano, 750 ml : R$ 1,29
      Bicarbonato de sódio: R$ 7,00 o Kilo.

      Amaciante Confort quinhentos ml: R$ 5, 79.

      Ou seja, só o vinagre já é mais barato do que o seu amaciante.
      O bicarbonato, que é o menos usado nessa receita também não é caro.

      Com a vantagem que ao comprar o amaciante você usa apenas como amaciante.

      O vinagre e o bicarbonato você usa como desinfetante, desodorante e etc.

      Concluindo amigo. JAMAIS sairá mais barato comprar o amaciante.

      Faça o teste.


      Excluir
    2. mas precisa ser confort? aqui na vila tem amaciante de 3,8 o galão de 3L. claro que ta mais barato comprar o vinagre e bicarbonato,mas e o cheiro?

      Excluir
    3. Opa, não precisa ser confort, mas como eu escrevi no texto tentei usar esses mais baratos e mancharam a minha roupa.

      O vinagre e o bicarbonato não deixam cheiro nenhum, o que você retirar na máquina é roupa com cheiro do sabão em pó.

      Alguns postam a dica de colocar óleo essencial com cheios no seu amaciante para conseguir o cheiro legal.

      Você consegue isso na feira.

      Eu não vejo motivos e dá trabalho ir a feira. Por isso que nem coloquei.

      Excluir
  2. Mas e o rendimento deste caseiro comparado com o industrializado vai compensar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poutz cara.

      É a mesma medida, enfim, teste por aí se ficar curioso. Se não gostar continue com o seu amaciante usual.

      Excluir
  3. onde voce acha bicarbonato a 7,00 o quilo? aqui custa 1,50 50g!!!! Eu uso bicarbonato pra caramba, é maravilhoso para aftas na lingua/bochecha etc, para o estomago (ma digestao), para limpeza, para limpar os dentes, limpar piso... etc etc e poe etc nisso!!

    abraço,

    Victor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Victor, você ta indo em farmácia?

      Farmácia não dá, é carrisimo mesmo! Primeiro eu fui em atacado e encontrei um pacote fechado de 500 gramas por três ou quatro reais, se não me engano (realmente não lembro), mas tem um supermercado aqui na minha cidade que vende tudo a granel, saca, você mesmo vai lá, ensaca e leva.

      Tem bicarbonato, diversos chás, quinoa e etc, é bem especifico. Enfim, não vá a farmácias.

      Vá a atacadistas ou em supermercados bem específicos mesmo.

      De tudo que você falou, só não é recomendado limpar os dentes com bicarbonato. Ele deixa branco por abrasão isto é, vai corroendo o esmalte dos seus dentes aos poucos.

      Cuidado, já falei com dentistas que falaram que dá pra usar de uma a duas vezes na semana no máximo.

      Mais que isso você acaba com seu dente.

      Excluir
    2. bom, acho que não pega nada postar, agora que vi que existem varias sedes, mas esse é o supermercado que eu vou

      http://www.mercadinhopiratininga.com.br/

      Da uma olhada em sedes lá pra ver se você tem uma perto de você

      Excluir
    3. Valeu SF!

      Eu conheço o poder do bicarbonato... é foda mesmo. Mas só uso nos dentes a cada, sei la, dois meses, não uso sempre não.

      Agora, nos outros usos ele é fodastico.

      Tenho comprado no supermercado mesmo, nada de farmacia... ainda hoje passei num atacadista e vi la, R$ 0,80 por 30g... ai fode...

      Voce faz seu proprio sabão? La em casa atualmente so compramos sabonte e um pouco de sabão em po, o resto minha sogra ta fazendo sabão liquido com oleo velho e tal e usa desde na pia, até na maquina.

      Abraço,
      Victor

      Excluir
    4. Fala Victor

      Bicarbonato é a melhor coisa inventada por Deus para os pobretões. Eu fico me perguntando porque é que essas pessoas que precisam ser pobretonas ao extremo por infelizes condições da vida tem na cabeça.
      Não conhecem várias dicas e macetes, compram refrigerantes, Vanish e outras porcarias caras, enfim.

      Victor, da uma pesquisada melhor ai no seu bicarbonato cara, tá muito caro, fiz a conta por cima e deu 26 ou 27 reais o kilo certo? Ta muito caro.
      Minha unica dica nesse caso é ANDAR, ANDAR e ANDAR muito.
      Como eu te disse, antes eu olhava em farmácia, depois vi no atacadista até que por um acaso descobri este mercado com especiarias, mas rodei bastante procurando o tal bicarbonato.

      Sobre o sabão, bom eu nem uso óleo Victor, não teria como fazer sabão do óleo, porém ja pesquisei na internet outras formas de fazer sabão em pó e tudo mais, só que antes de virar dica aqui no blog eu testo tudo para ter certeza que não é besteira e lixo para o blog.

      Se está aqui pode ter certeza que foi testado aprovado e substituído na minha vida, portanto, em breve espero postar uma dica sobre sabão.

      Aguarde...

      Excluir
  4. Respostas
    1. Video Hilário. Um dos poucos que eu ri quase que por toda extensão do video

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...