4a24db5f-7cb6-4e14-bf4e-6b706132fffe Manual do Frugal. Seja frugal, viva de forma sustentável, economize dinheiro de forma consciente, fique milionário e encontre a sonhada independência financeira. Seja feliz.

14 de jan. de 2014

Frugalidade Fácil. Casa Energeticamente Eficiente. Eliminando a energia fantasma.

A partir deste post iniciarei uma série que pessoalmente gosto bastante, a criação de uma casa energeticamente eficiente. Gosto muito deste assunto, pois podemos ir desde as dicas clichês dos programas de televisão, como trocar as lâmpadas normais por lâmpadas frias até as dicas mais elaboradas que são verdadeiros projetos, como o aquecimento de água por energia solar utilizando garrafas pet.

Como a maioria das dicas de frugalidade, a criatividade e a pesquisa são os nossos aliados mais poderosos na luta contra os gastos.

Uma casa energeticamente eficiente deveria ser projetada mesmo antes do primeiro tijolo. É incrível a quantidade de informação que não chega à maioria dos brasileiros e que poderia mudar drasticamente a forma com que consumimos energia elétrica. Vocês querem um exemplo que vai deixa-los atordoados?

Este é um tema para outro post, com certeza abordarei, mas bem rapidinho aqui. Vocês conhecem um equipamento chamado Inversor Grid Tie? Se não, recomendo que pesquisem fortemente.

Basicamente o Inversor Grid Tie é um equipamento que recebe a energia gerada por painéis solares ou eólicos e insere na sua rede de energia. O mais interessante é que no dia 17/04/2012, para terror das geradoras e distribuidoras de energia, a Aneel aprovou regras que permitem que qualquer pessoa se torne um minigerador de energia, isto é, qualquer pessoa gere até cinco MW de energia, se não me engano.

Como na natureza energia não desaparece, ela se transforma, quando você injeta energia na rede ela vai para seu vizinho caso você não a use, e segundo a Aneel você deve ser remunerado por toda a energia que você gerar. Colocando o valor médio de energia 0,35 centavos cada KW, com cinco mil KW você receberia até R$ 1750 reais da sua concessionária de energia por mês.

Vocês entendem que deixaríamos de ser devedores da concessionária de energia e passaríamos a ser credores?

Isto não sou eu que estou inventando, é lei, e a informação está aí para todos nós na internet, mas ninguém nos fala é a típica informação que ninguém procura também. É o tipo de informação que daria um tapa na ELPL maior do que a Dilma.

Bom, perdi o foco do post, mas era uma informação que eu precisava passar. Voltando ao post.

O que é energia fantasma?



Energia fantasma é aquela famosa energia que todos conhecemos desde criança quando nossas mães nos mandavam retirar o vídeo-game da tomada. É aquela energia que o equipamento consome apenas por estar na tomada, isto é, ele está desligado e está consumindo energia.

Todo e qualquer aparelho eletrônico consome energia fantasma. Os cálculos de especialistas são de que qualquer aparelho consome de um a cinco watts de energia fantasma. Isto é, aquela televisão que fica 24 h * 365 dias ligada na sua casa consome 0.12 KW de energia fantasma, que é a conversão de cinco watts em vinte e quatro horas. Isto multiplicado por 365 dias é igual a 43.8 KW. Mais uma vez considerando uma tarifa de 0.35 centavos o KW estamos falando de um gasto de quinze reais e trinta e três centavos.

Isto só na sua TV. Imagine uma casa com quatro TVs, três notebooks, três ventiladores e por aí vai.

Como eu havia dito é uma unanimidade entre nossas mães que eletrônicos precisam estar fora da tomada quando não estão sendo usados, mas é fato que é um saco fazê-lo, imagine retirar toda esta pancada de itens da tomada.

O que eu fiz aqui em casa então foi ligar todos os aparelhos em um filtro de linha. Não tenho muitos aparelhos eletrônicos, na verdade é uma televisão, um notebook, um DVD velho e o carregador do celular. Todos concentrados na sala de estar da minha casa. Não tenho micro-ondas, nem forno elétrico nem George Foreman Grill e nem nada, então o único equipamento de fora do filtro de linha foi à geladeira mesmo, logo, fica bem tranquilo sair de casa e simplesmente retirar o filtro de linha da tomada.

Não preciso retirar uma dúzia de aparelhos da tomada, retiro o filtro de linha e tudo certo.

Obviamente existem filtros de linha mais inteligentes que tem temporizador e fazem até pipoca. Você configura quando o filtro deve cortar todo o consumo de energia e não precisa nem mesmo fazer o trabalho de retira-lo da tomada.

Soa-me até interessante quando você tem uma casa grande com vários cômodos e filtros de linha, mas aqui em casa está tranquilo, um filtro simples e barato de doze reais e um pouco de boa vontade para desliga-lo todos os dias já cumpre o objetivo com excelência.


Desta forma poupamos uma grana e ainda evitamos o desperdício de energia na nossa casa, deixando o mundo mais feliz para os verdinhos J.

12 comentários:

  1. Eu já tinha pensado nisso, mas sabe como é... A preguiça as vezes impede mudanças... kkkkkkkk

    Obrigado por essa nova motivação. Vou pensar em algo a respeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No começo é meio chato mesmo Eike, mas depois que você desenvolve o hábito se torna natural.

      O segredo é fazer um ritual mesmo.

      Excluir
  2. Grande Frugal,
    Acabei de conhecer seu blog. :)
    Muito boa a ideia e bom saber sobre o Grid Tie... Estou pensando em um projeto aqui em casa para criar energia elétrica e saber disso é algo muito interessante :)

    Caso queira passe lá no meu blog, será muito bem vindo.
    http://estagiarioinvestidor.blogspot.com.br/
    Uta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Estagiario

      Se você puder diga mais sobre seu projeto de criação de energia. Depois do grid Tie eu também pensei, mas esbarrei nos preços dos paineis fotovoltaicos.

      Ouvi um lance de criar paineis caseiros mas não pequisei mais afundo.

      Enfim, escreva mais sobre seu projeto, eu gostaria mesmo se conhece-lo.

      Passei no seu blog e tomei a libertade de adicionar no meu blogrow, se você puder fazer o mesmo agradeço

      Excluir
  3. Frugal

    Moro em apartamentoe pensei em instalar uma placas na varanda e jogar a energia do grid na rede eletrica. Olhei uns equipamentos no mercadolivre. Nao avaliei o payoff do negocio, dado que as placas iam gerar problemas no condominio, sabe? Acho a medida da aneel e muito interessante, mas o governo federal e estadual tem q contribuir,pois os tributos sao escorchantes... Ai, a medida da aneel parece que e so para ingles ver.

    Qto ao filtro de linha, a ideia e otima... Vou ver como implemento. Buenas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Lusitano.

      É MUITO caro a infra para gerar energia, os paineis fotovoltaicos são muito caros. Encontrei na internet um projeto de painel fotovoltaico caseiro, mas não sei se é aplicável.

      Este é um projeto que com certeza quero implementar mais para frente, com calma e tranquilidade.

      Abraço

      Excluir
  4. Oi . Acompanho seu blog há um tempo e estou iniciando um novo projeto. Você poderia adicionar o meu link na sua lista de blogs? (www.itradesys.com.br)

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Mas vc tem noção de quanto uma casa nromal consome de energia? E quanto investimento seria necessário para gerar 5mw? Pq dependendo do reço pode até ser uma forma interessante de renda, se for barato eu vou para uma cidadezinha e me aposento agoro, compro uma casa, monto as aradas solares eolicas e recebo 1,7k por mes para fazer porra nenhuma kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então amigo, como eu disse não é tão fácil assim. Uma casa normal gasta uns 300 kw.

      Pelo que andei pesquisando sobre os Kits com painel fotovoltaico e grid Tae, para você conseguir gerar 500 kw de energia seria necessário um investimento de sete mil reais e quinhentos (mercado livre).

      Pra conseguir gerar cinco MW seria um investimento de quase cem mil reais, e isto falando como um leigo que apenas entrou no mercado livre e pesquisou, não conheço as minucias do negócio entende?

      mas é fato, é muito caro gerar energia como alguem ai em cima já disse.

      É algo que pretendo estudar com calma no futuro e gerar um pouquinho para diminuir a minha conta de luz hehe

      Viver disso eu creio ser impossível rs

      Excluir
  6. Bom post, Frugal!

    Se possível, faça um post falando especificamente sobre como economizar com ar-condicionado.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Micro Investidor, vou pensar em algo e pesquisar com calma.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...