4a24db5f-7cb6-4e14-bf4e-6b706132fffe Manual do Frugal. Seja frugal, viva de forma sustentável, economize dinheiro de forma consciente, fique milionário e encontre a sonhada independência financeira. Seja feliz.

16 de set. de 2013

Frugalidade Extrema. Hobbies. Música.

Falando um pouco mais de possíveis hobbies a serem adotados após a independência financeira eu gostaria de mencionar a música.


Existem diversas formas de tornar a música rentável. É possível escolher o caminho mais difícil e se arriscar em alguma banda e virar a mais nova estrela do rock desta geração:), ou o caminho mais fácil que é dar aulas de música. Ambos são ótimas experiências, eu me sentiria plenamente satisfeito trabalhando em qualquer uma destas atividades e garanto que seriam experiências incríveis e diferentes. Principalmente sobre o lance de virar uma estrela do rock.
O primeiro passo de qualquer coisa é aprender. Aprender música não é fácil e você só estará preparado para fazer dinheiro a partir de alguma atividade no momento que você domina-la completamente. Ao contrário do passeio e de treinamento de cães que eu mencionei no post anterior, música não é algo que você aprende em um ano ou seis meses. A proficiência em música leva anos e até uma vida de dedicação.
O ideal é começar hoje, agora, e eu tenho total consciência de que não é fácil aprender música, quanto mais ganhar dinheiro com a mesma. São tantos desafios como a falta de dinheiro, comprometimento e de tempo para fazer uma boa escola de música. Penso também que seja complicado se dedicar de forma séria a uma atividade tendo trabalho e outras atribuições pela frente, mas o ideal é começar já.
Eu creio que a preparação para estar apto a dar aulas de música, ou improvisar com total segurança em qualquer barzinho leve dez anos, afinal você não vai querer dar uma aula porcaria ou não saber tocar qualquer música que lhe pedem em alguma apresentação. Se você vai fazer dinheiro de alguma atividade você tem que leva-la a sério, por ser um hobbie é mais um motivo para ser bem feito. Uma atividade que você ama e sente prazer aumenta a sua responsabilidade de mantê-la.
Hoje tenho um violão e faço algumas aulas online mesmo, pelo youtube, sem compromisso, mas tenho em minha cabeça que preciso o quanto antes sobrar tempo e dinheiro me matricular em alguma escola séria e estudar sério. Vejo isto como um investimento em mim, não é nem visando ganhar uma fortuna lá na frente. É visando prazer e qualidade de vida por que eu adoro música e é um hobbie que eu gosto muito, mas como eu sempre digo, se dá pra ganhar dinheiro com isso porque não, certo?
Abraços

2 comentários:

  1. Grande Frugal,

    Ah! A música, cara... simplesmente o elo que nos conecta ao nosso interior e, ao mesmo tempo, ao divino exterior, seja lá qual for o nome que queira dá-lo. Eu, por exemplo, o chamo de Deus, mas aceito qualquer designação que contemple a ideia de uma Lei Universal, Inteligência Cósmica ou simplesmente Natureza da Vida.

    Eu toco violão há uns 12 anos. Aprendi sozinho como tu, mas na época, usava revistinhas daquelas de bancas com os acordes no final, sabe? Hoje já estão todas amarelas pelo tempo... raridade. Pra não mentir, após uns 2 anos de arranhões, fiz um ano de guitarra. Não foi muito produtivo, pois eu queria apenas aprender a fazer os solos que me encantavam... Nothing Else Matters, Uncomfortably Numb, Fade to Black, Starway to Heaven, Little Wing (este, em particular, quando conseguir executar como o Stevie Ray Vaughan, eu terei pra mim que atingi a felicidade completa no meu universo musical. Ainda falta muitos anos pra isso. rsrsrs). Pois é, e a falta de estudo me fez ser um zero a esquerda na questão teórica da coisa. Partitura então, nem o básico. Nada. E isso me frustra demais. O mais irracional é que eu fico falando pra mim mesmo que tenho que voltar a estudar e aprender e treinar e que ainda há muito tempo pela frente e que é preciso começar, mas... nunca começo! kkkkk Normal do ser humano. Reconhecer a necessidade é um primeiro passo, mas sair da inércia requer uma boa tração nos pneus pra vencer o atrito.

    Toquei em bandinha de escola e hoje mantenho como hobbie. Embora tímido, não consigo escapar da fogueira de luais ou churrasquinhos de domingo na casa de amigos. O fato de poder tocar e animar um ambiente é impagável.
    Fico imaginando como seria num boteco, num bar, recebendo uns trocados, ou pelo menos a cerveja e o lanche da noite. Já seria demais!

    Enfim... mantenha-se ativo no violão, não deixe morrer jamais, pq conheço muita gente que abandonou depois de tocar muito tempo por se frustrar na tentativa ou por simplesmente ter mudado de vida (filhos, trabalho sugando, etc).
    Mas pelo que percebi, o tanto que tu também gosta de música não vai lhe permitir abandonar o instrumento!

    Quem sabe ainda não nos trombamos pra fazer uma roda de violão? rs...

    Deixo aqui uma dica que descobri recentemente. Um baita programa pra conhecer novos artistas e muito bons. Tem várias listas já programadas com muita coisa boa em todos os generos que imagina, bem como um acervo gigantesco. Talvez vc já conheça, mas para mim foi novidade e hoje faz parte do meu cotidiano. Chama-se: SPOTIFY.

    Um forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Grande MoonK

      Primeiramente MUITO obrigado mesmo pelo programa. Não o conhecia e já foi instalado, tem mta gente alternativa lá que já conhecia mas só na base do youtube e etc.

      Com a correria do dia a dia é muito dificil manter o estudo de violão como eu queria, que era no mínimo uma hora por dia. Ainda mais sozinho, sem ajuda de um professor ou algo do tipo, mas não deixo morrer de maneira nenhuma, pelo menos duas ou três vezes toco minha viola.

      Não é ideal, mas é o possível.

      Eu já toquei em barzinho. Eu e mais um amigo. Ganhei 50 reais pro quatro horas de som kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      E bebida gratis kkkk

      Porém confesso que faria de graça. É demais. Isto porque toquei em barzinhos pequenos e de bairro.

      Fico imaginando como seria tocar em lugares mais frequentados do centro. Demais.

      Cara este com certeza é um hobbie que quero manter e que já rendeu dinheiro. Um dinheiro bem besta, mas rendeu.

      Fico pensando que se eu me dedicasse mais a todo processo da musica com certeza conseguiria bons lugares para tocar através de amigos e network.

      Seria bem feliz kkkkkk

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...