4a24db5f-7cb6-4e14-bf4e-6b706132fffe Manual do Frugal. Seja frugal, viva de forma sustentável, economize dinheiro de forma consciente, fique milionário e encontre a sonhada independência financeira. Seja feliz.

16 de set. de 2013

Frugalidade Extrema. Hobbies Rentáveis.

Quando digo que procuro a minha independência financeira as pessoas que ouvem imaginam que vou viver minha vida inteira no sofá engordando sem produzir absolutamente nada e sem ganhar nenhum centavo.
A independência financeira pode proporcionar uma situação destas sem problemas, mas no meu caso a busca da mesma é para poder viver com atividades que me proporcionem prazer antes de qualquer coisa. Infelizmente a maioria destas atividades não são bem remuneradas e não me permitem qualidade de vida e tranquilidade hoje.


Muitos profissionais gabaritados dizem que o segredo do sucesso é fazer aquilo que gosta e assim não precisará trabalhar nenhum dia de sua vida. Eu concordo plenamente com esta afirmação, a questão é que ninguém sonha em ser garçom, porteiro e nem assistente de produção, com todo respeito. Antes do belo discurso de reportagem da Globo News, vem a vida e ela só faz uma única pergunta: débito ou crédito?
É exatamente por isto que hoje eu penso constantemente em unir hobbies com possibilidades de ganhos financeiros e acredite, se você pensar com calma e usar um pouco a criatividade encontrará diversos deles que irei postando aqui no blog na medida que o tempo for passando.
Eu me vejo em um mundo ideal daqui há alguns anos vendo os dividendos das minhas empresas e os rendimentos dos meus fundos imobiliários caindo na conta da corretora e do Itaú enquanto eu ainda ganho um dinheirinho mais humilde fazendo o que eu gosto e aí sim não precisando trabalhar nenhum dia da minha vida sequer.
Se daqui há alguns anos eu manter as lições aprendidas no manual do frugal é capaz que eu nem use o dinheiro vindo do mercado financeiro e os reaplique sempre, porém a segurança de ter uma base financeira bem montada para o meu futuro é vital para a tranquilidade que tanto busco.
E digo mais, se o seu hobbie puder ser rentável e saudável para o corpo ou para a mente estará aplicando mais uma regra do manual do frugal que diz que tudo na sua vida que você pode acumular outros benefícios intrínsecos de forma confortável deve ser aproveitado.
Você conseguirá unir, lazer, bem estar, dinheiro e saúde. Tudo isto no lugar do que hoje você chama de trabalho.
Abraços

2 comentários:

  1. Fala Frugal,

    Concordo plenamente com essa ideia.
    Pretendo seguir alguns hobbies que mê possa trazer algum retorno também... a música e a ideia dos cães são ótimos, e por coincidência, são duas que também rondam pelos meus pensamentos.
    Antes, porém, devo aprender mais sobre investimentos... estou nesta seara. Lendo bastante, me informando o máximo que posso e cada artigo que leio, parece que estou mais distante do conhecimento! rs
    Passei todo meu porquinho de economia pra LCA e lá está enquanto adquiro mais conhecimento sobre Tesouro Direto, EFTs e Fundos imobiliários. Adquirir conhecimento e perder o receio. Mas a perda do receio vem na medida em que se adquire conhecimento. Dois coelhos numa só cajadada!
    Deixe-me perguntar: você investe no que hoje, Frugal? Como está sua carteira? E se puder, o que me sugeriria considerando estes meus primeiros passos?

    Um forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Amigo MooN K

      Tranquilo?

      Você está perfeito em sua estratégia. Renda fixa antes de se aventurar na bolsa, e só faze-lo quando se sentir realmente a vontade.

      Eu invisto há alguns anos. Comecei como você bem conservador e me empanturrei de Tesouro Direto.

      Depois fui ficando mais experto e comecei a comprar ações defensivas de dividendos, sou um cara bastante conservador com meu dinheiro de um modo geral como você pode ter notado em todo blog.

      Depois estudando um pouco mais aloquei parte em FIIs extremamente conservadores, com lucro estável e sem pendências judiciais.

      Neste exato momento estou fazendo como você, comprando muita LCI e LCA, primeiro porque minha carteira ficou um pouco desbalanceada, a renda fixa não representava nem 10% da carteira e eu comecei a achar isso perigoso, aproveitei também este cenário apreensivo pré-eleitoral, então estou muito pra cima de LCI e LCA.

      Se a Dilma ganha eu saco tudo e coloco na bolsa quando ela voltar pros 40 mil pontos kkkk.

      Para você amigo, que não conhece ainda eu diversificaria meu dinheiro em LCI, LCA e Tesouro direto. Essa é a única renda fixa que presta. Esqueça CDB`s e qualquer outra porcaria.

      Feito isso é muito estudo sobre ações, valuation, análise fundamentalista e etc.

      FUJA FUJA FUJA FUJA. De ETFs. Mas FUJA muito. São um lixo. Perdi dinheiro com estas já.

      A idéia é que tem muito lixo dentro de uma ETF, então se você selecionar suas próprias ações conseguirá um rendimento muito melhor que qualquer BOVA11.

      Depois de ter uma carteira definida em ações de boas empresas e lucrativas comece a estudar FIIs. São ótimos para fluxo de caixa, mas extremamente complexos de analisar, por isto deixar por último.

      Quem me ajuda muito é o pessoal do meu blogroll. O blog Pensamentos Financeiros , o Guardião do Zé Mobral e o Pobre Poupador.

      Depois que tiver estas 3 carteiras consolidadas, você estará rico kkk, mas dai comece a pensar em fazer uma carteira de smallcaps ou de capital alocado a risco, que é o trade, mas isto é só pra quando você estiver fera!!


      Abraço amigo

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...