4a24db5f-7cb6-4e14-bf4e-6b706132fffe Manual do Frugal. Seja frugal, viva de forma sustentável, economize dinheiro de forma consciente, fique milionário e encontre a sonhada independência financeira. Seja feliz.

16 de set. de 2013

Frugalidade Fácil. Barbeadores Elétricos.

O blog manual do frugal é feito por um homem, naturalmente tenho mais contato com vivências e truques masculinos para frugalidade (Mulheres estão convidadas a enviar dicas através dos comentários). Esta dica de frugalidade me ocorreu depois de um bom tempo na árdua vida de fazedor de barba.


Antes de qualquer coisa todo homem tem a obrigação de ter a barba bem feita. Seja o rosto liso ou a barba com qualquer tipo de formato é quase vital que tenhamos uma barba bem feita sempre. Não é uma questão de beleza, é uma questão de respeito e credibilidade.
Acredite, infelizmente nesse nosso mundo a aparência vale muito mais do que conhecimento ou competência. Esta relação é ainda mais acentuada nas primeiras impressões como em entrevistas de empregos ou ao conhecer alguém. Portanto, mantenha sua barba bem feita. Uma barba malfeita como de um garoto de dezoito anos pode não ajudar a passar a imagem e a credibilidade que você busca.
Os mais atentos já podem identificar gastos fixos neste processo na compra de barbeadores descartáveis. Pessoalmente eu sempre tive problemas com eles. Os preços são os mais variáveis possíveis, e só estão aumentando com o tempo na mesma medida que a qualidade cai.
Existem uma variedade de barbeadores descartáveis. Dos mais vagabundos que custam cinco reais e vem aquela caixinha com dois barbeadores, até aqueles mais caros do tipo Gillete Mach Trezentos, que a carga chega a custar vinte reais. A questão é que aqueles barbeadores de cinco reais deixam a pele toda irritada e não duram duas semanas. Os mais caros duram um mês ou mais dependendo da sua barba, mas mesmo assim temos um custo fixo.
O manual do frugal lhe ensina a perseguir os custos fixos. Esta é a nossa regra básica, então, pesquisei um pouco sobre barbeadores elétricos e fiz a minha aquisição.
Se bem cuidados bons barbeadores elétricos duram no mínimo dois anos e podem ir muito além disso com manutenção quase zero ou zero. Meu pai teve um barbeador que chegou a quase oito anos e era daquele mais antigos. Os únicos cuidados que tomo é manter as laminas limpas logo após o barbear. Pelo que andei lendo a cabeça com as laminas até precisa ser trocada, porém uma manutenção destas acontece após dois anos ou mais de uso do seu barbeador, dependendo da grossura da sua barba, a quantidade de vezes que você a faz e se você se barbeia corretamente. Uma coisa extremamente importante a ser dita é que economizar dinheiro neste momento, como em qualquer outra aquisição não vale a pena. E como em qualquer aquisição o ideal é comprar no exterior. Barbeadores tops (tops mesmo. os melhores!) lá no exterior podem ser comprados à trezentos reais. Estes duram, não pinicam e não ficam picotando a barba sem cortar nada.
Barbeadores elétricos eliminam os custos fixos com lâminas e até com cremes uma vez que são menos invasivos ao rosto. No meu caso mesmo sem nenhum creme pré e pós barba minha pele não fica irritada como com barbeadores comuns, nem água eu uso para os mais fascistas. Os acabamentos nos formatos da barba são feitos com muito mais facilidade e qualidade.
A melhor coisa dos barbeadores elétricos além do fato de não darem nenhum custo fixo é o fato de serem relativamente baratos se comparados a todo custo que você teria com barbeadores descartáveis e cremes pré e pós barba, na minha percepção eu creio que em seis meses ele se paga e depois é só alegria.
Uma coisa importante a ser dita é que os barbeadores elétricos, pelo menos os que eu conheço, os NÃO-TOPS, não conseguem um barbear extremamente rente como de barbearia, mas eu não vejo necessidade de um barbear deste nível. Creio ser bem pessoal este quesito.
Bom por enquanto é isto.
Abraços

2 comentários:

  1. supondo que seu barbeador de 300 reais dure 4 anos, daria 6,25 reais por mês, valor suficiente pra comprar 2 gillette descartáveis. portanto não há ganho, visto que eu (tomado como exemplo) gasto um gillette a cada 20 dias mais ou menos, portanto em 1 ano gasto cerca de 18 barbeadores descartáveis apenas. além disso o barbeador elétrico dificilmente chegará a durar 4 anos funcionando adequadamente. vc pode até dizer que há a inflação agindo sobre o preço dos descartáveis ao longo do tempo, mas isso se resolve de forma simples: ao invés de gastar 300 reais num elétrico, gasto 300 reais duma vez só em descartáveis. fora a energia elétrica que vai ser gasta e a necessidade de ter sempre uma tomada por perto para uso. resumindo: não vejo ganho nesse caso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, Fala anonimo.

      Bom. Um barbeador de 300 reais é bem TOP. O meu por exemplo foi retirado nos pontos do cartão de crédito da minha mãe. Não gastei nada. Entendo que ele não é o melhor, mas aprendi a fazer barba com ele e estou satisfeito.

      Só tenho que ficar um pouco atento para não deixar a barba ficar grossa, é só fazer com mais constância.

      Mas se você dar uma pesquisada na internet vê que trezentos reais é um preço altissimo para um barbeador eletrico, veja:

      http://lista.mercadolivre.com.br/barbeador-el%C3%83%C2%A9trico

      Imaginando um barbeador médio de 180 reais que dure apenas 3 meses. Dá cinco reais por mês.

      Não tenho certeza mas isto não compra tantos barbeador descartáveis, ou pelo menos aquele mais ruinzinho da bic, amarelo eu acho. Que vai embora em uma semana.

      Como eu disse não gasto com creme e nem nada.

      Mas por fim eu acho qeu dá pra pensar com mais calma nos barbeadores elétricos sim. Mas se você quer a solução definitiva eu te digo que é a navalha.

      A melhro solução para tudo e eu já escrevi sobre ela

      http://manualdofrugal.blogspot.com.br/2013/09/frugalidade-media-navalha.html






      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...